Pais atentos sabem: em datas comemorativas, como Dia das Crianças ou Natal, surge sempre aquela dúvida na hora de escolher o presente. Embora tenhamos consciência do apelo comercial dessas datas, também precisamos lidar com as expectativas dos pequenos. E com tantas opções disponíveis, escolher algo que seja ao mesmo tempo um ótimo presente e proporcione horas de diversão saudável pode ser desafiador – especialmente se a brincadeira puder acontecer longe das telas, não é mesmo?
Para facilitar, o Clube Quindim selecionou alguns livros infantis curiosos, que são excelentes opções para presentear em diferentes ocasiões especiais!
Ao oferecer livros de qualidade, incentivamos tanto o desenvolvimento infantil quanto o hábito da leitura. Um estudo da Universidade de Nova Iorque, em parceria com o IDados e o Instituto Alfa e Beto, mostrou que ler regularmente com as crianças aumenta, em média, 14% do vocabulário e 27% da memória de trabalho, além de reduzir em 25% os problemas de comportamento. Ao compartilhar momentos de leitura, ampliamos o repertório das crianças, apresentamos diferentes realidades e criamos uma trilha de conhecimento e novos interesses, ajudando a manter o hábito da leitura ao longo da vida.
E os pequenos adoram ler e reler seus livros favoritos, especialmente quando acompanhados pela família. Que presentão, não? A seguir, confira dicas de livros infantis curiosos que fogem do comum!
Direto do Instagram: Por que a literatura ensina mais do que livros que pretendem ensinar algo?
livros infantis curiosos para presentear crianças de 0 a 2 anos
O livro do botão
Você e seu bebê estão convidados a interagir com este livro e descobrir as surpresas que cada botão revela! O que faz o botão azul? E o branco? Aposto que vocês vão adorar o botão rosa, mas estarão preparados para o roxo?
Em um mundo com um repertório corporal cada vez mais restrito devido a brincadeiras ligadas às telas, um livro que estimula o uso do corpo é extremamente valioso. Por isso, não tenha receio de mergulhar nessa leitura com seu pequeno e aproveitar todas as brincadeiras que ela proporciona!
Isto não é uma cenoura
Este livro faz referência ao quadro do pintor surrealista belga René Magritte, onde há um cachimbo e a frase “Ceci n’est pas une pipe”, que pode ser traduzida como “Isto não é um cachimbo”. Tendo essa obra de arte como referência, os autores Luana Vignon e Caco Galhardo brincam com a frase de Magritte e apresentam a imagem de uma cenoura. Mas atenção, pois ela não é uma cenoura…
Isto não é uma cenoura é uma leitura divertida e que vai estimular a imaginação de todos os leitores! Será que você e seu bebê conseguem imaginar todas as possibilidades que este livro apresenta?
livros infantis curiosos para presentear crianças de 3 a 5 anos
O invasor
Certo dia, o tigre escutou um barulho estranho na floresta, algo que ele nunca tinha ouvido antes. Quem será que está fazendo esse som? Na dúvida, é melhor correr! Assim, tigre e esquilo fogem para a próxima página.
Lá, encontram outros animais que, também assustados, se juntam na correria. Em pouco tempo, já temos nove animais – espere, talvez sejam treze – numa confusão que não parece ter fim. Será que esse grupo diverso conseguirá espantar o invasor e reestabelecer a tranquilidade na floresta?
Veja também: Biodiversidade: por que a flora e fauna brasileira deveriam estar mais presentes no livro infantil?
Olhe pela janela
Este próximo livro é capaz de surpreender todos os leitores. Nesta história, as páginas apresentam o recorte de uma janela e, através dela, temos um vislumbre dos personagens que se encontram na próxima página. Através dessa janelinha, vocês poderão encontrar uma vovó simpática e um lobo assustador! Será? Se eu fosse você não confiaria nas aparências…
Olhe pela janela é um livro que brinca com a quebra da expectativa do leitor. Prepare-se, pois a cada virar de páginas você vai descobrir que sua primeira impressão sobre os personagens desta história pode estar um tanto equivocada…
livros infantis curiosos para presentear crianças de 6 a 8 anos
Museu
Vencedor do Prêmio BolognaRagazzi de 2020 (Itália) na categoria Cinema, Museu, de Javier Sáez-Castán e Manuel Marsol, é um livro que vai instigar a curiosidade de todos os leitores!
Esta história começa quando um carro quebra na estrada, e o motorista decide buscar ajuda em um museu. Mas, ao entrar no estabelecimento, o homem descobre que não se trata de um museu tradicional… Topa encarar essa leitura?
Veja também: Livro-imagem: 4 dicas de como ler um livro infantil só com imagens
Esconde-esconde
Quantas vezes você já se surpreendeu com as crianças criando associações que você nunca tinha imaginado? São essas relações abstratas, e por vezes inusitadas, que Antonio Prata e Talita Hoffmann mostram neste livro, propondo uma verdadeira caça às palavras!
Esconde-esconde convida os leitores a desvendarem muitas palavras que se “escondem” dentro de outras. As brincadeiras presentes neste livro desafiam até mesmo a origem etimológica das palavras, ao criar conexões que fogem do lugar comum, mas que podem gerar muitas conversas entre a família. Vamos mergulhar nessa brincadeira do universo da linguagem?
livros infantis curiosos para presentear crianças de 9 a 12 anos
O enigma do camaleão
O camaleão Tito é o maior sucesso do circo. Ele não só muda suas cores, mas também faz números divertidíssimos com seu companheiro Kiko, um ratinho. Certo dia, o camaleão desaparece e ninguém sabe para onde ele foi. Todos os artistas e animais do circo ficam desolados.
Para descobrir o paradeiro de Tito, é necessário passar por todas as páginas do livro e resolver os desafios propostos pelo autor. Vamos decifrar charadas, virar o livro de ponta cabeça e até ler QR codes. Podemos contar com vocês nessa investigação?
SETE CONTOS QUE NUNCA ME CONTARAM
Você provavelmente conhece autores como os Irmãos Grimm, mas será que já ouviu falar de Mary de Morgan ou Ludovica Brentano Jordis? Neste livro, você encontra contos de fadas escritos por mulheres e esquecidos pela memória popular, resgatados pela pesquisadora Susana Ventura. No final do livro, você pode conhecer um pouco da vida de cada uma delas.
Além disso, não deixe de apreciar as ilustrações que abrem os contos deste livro. Cada um deles foi ilustrado por uma artista brasileira.