O momento de isolamento social é, certamente, difícil para todos. Mas pode ser ainda mais desafiador descobrir como entreter as crianças, cuidar delas, e ainda lidar com as demandas da casa, do trabalho etc. Então, para tornar esse período mais leve, o Clube Quindim reuniu aqui 15 atividades para divertir os pequenos!

Como entreter as crianças com boas histórias

a1

Clube de leitura em família, isso pode ajudar os pequenos a se ocuparem e, além disso, desenvolverem a leitura crítica!

1. Que tal começar um clube de leitura em família, em que a cada semana os pequenos escolhem um livro para a família toda ler e, em seguida, conversar a respeito? Isso pode ajudar os pequenos a se ocuparem e, além disso, desenvolverem a leitura crítica!

2. A rotina de home office, cuidados com a casa e com os pequenos está intensa e você não tem conseguido ler com os pequenos? Então, conte com as contações de histórias on-line! Canais como, por exemplo, o da Fafá Conta podem ser grandes aliados nesse momento.

Como criar novas brincadeiras

3. As crianças têm grande potencial criativo! Que tal incentivá-las a criar pequenas histórias a partir de acontecimentos do dia a dia ou de elementos do seu convívio? Afinal, aquele bichinho de pelúcia pode virar protagonista em uma grande aventura!

4. Incentive os pequenos a montar o próprio jogo da memória! Ou então, se o pequeno ainda não desenhar, você mesmo pode criá-lo e convidar o pequeno a jogar! Você também pode fazer isso com, por exemplo, um jogo de tabuleiro e até fazer os próprios dados! Jogos de adivinhação como a mímica também podem ser maravilhosos para quem tem mais de um pequeno em casa e precisa de algo simples para entretê-los.

5. Brincar com bolhas de sabão foi uma grande diversão na infância de muitas mães e pais de hoje! E os seus pequenos podem aproveitar essa brincadeira também! Em vez de comprar o brinquedo pronto, você pode fazer o sabão com detergente de louça e montar o lançador com araminhos de prender pão de forma (com um deles, você faz o círculo, e prende o outro para fazer o cabo). Entretanto, lembre-se de tomar cuidado com as pontinhas do arame, dobrando-as para dentro, para não machucar a mão dos pequenos.

Veja também: Brincadeira de criança: conheça a melhor pra a idade do seu pequeno

Como registrar o momento

a3

Isso nos ajuda a focar um pouquinho nas coisas boas, que às vezes parecem menores quando passamos muito tempo juntos.

6. A família tem explorado novas receitas neste período de isolamento social? Que tal começar um livro de receitas com os pratos favoritos de cada um? Isso servirá de memória para o futuro e, ao mesmo tempo, é algo que os pequenos já alfabetizados podem fazer sem a sua observação.

7. Em um período como esse, pode ser muito difícil manter a noção de tempo. Então, que tal começar um diário fotográfico em sua rede social e legendar cada foto com a melhor coisa que tenha acontecido naquele dia? Como entreter as crianças é importante, você pode pedir a elas que escolham o que aparecerá na foto, bem como a legenda. Isso nos ajuda a focar um pouquinho nas coisas boas, que às vezes parecem menores quando passamos muito tempo juntos.

Como entreter as crianças com a organização

8. Se você é pai ou mãe, certamente sabe o quanto a organização da casa nos ocupa. Então, que tal convidar os pequenos a fazerem parte disso e ainda entretê-los? Eles podem organizar roupas e outros tantos objetos de acordo com as que mais gostam, por cor, por estilo. E, nesse processo, você ainda pode pedir que eles escolham algumas coisas para doar e ajudar quem mais precisa.

Como decorar a casa de forma sustentável

a5

Isso nos ajuda a focar um pouquinho nas coisas boas, que às vezes parecem menores quando passamos muito tempo juntos.

9. Você pode pegar aquelas revistas antigas que tem por aí e recortar imagens interessantes para colar nas embalagens (após higienizá-las e remover o rótulo, é claro) e transformar latas de leite condensado, por exemplo, em porta-objetos.

10. Sobrou tinta de algum projeto ou reforma passado? Renove pequenos objetos sem gastar nada e ainda engaje toda a família no processo! A casa fica de cara nova e você ainda descobre como entreter as crianças por alguns dias.

11. Têm feito mais compras on-line e está cheio de caixas de papelão em casa? Recorte-as para fazer porta-retratos e deixe que os pequenos os decorem! Assim, os desenhos das crianças vão ganhar o tratamento de obras de arte e um lugar de destaque na casa.

12. Que tal tirar os pisca-pisca do Natal do armário mais cedo este ano e usar o fio para montar um mural de fotos, de desenhos ou até mesmo de algumas mensagens que a família goste de ler? Você só precisa de alguns pregadores para isso! E você ainda pode aproveitar essa dica com aquele fiozinho ou barbante que ficou sobrando em casa, pintando-o ou até mesmo encapando-o com uma fita colorida para combinar ainda mais com o clima da casa. 

Veja também: A criança entediada na era da produtividade

Como aprender coisas novas em família

13. Que tal aprender uma nova língua em família? Uma ótima dica para isso é espalhar esse idioma pela casa! Olhe em volta e veja o que você tem em casa: de móveis a pequenos itens de decoração. Pesquise a tradução dos nomes desses objetos para a língua que você deseja aprender. Depois, é só escrever em um papelzinho ou post-it a palavra em português e a tradução e colar no objeto correspondente a ela! Por exemplo, se você estiver aprendendo inglês, pode escrever “sofá” e “couch” em uma etiqueta e colar no seu sofá. Isso com certeza ajudará muito a fixar o vocabulário nessa nova língua!

 14. Abuse dos tutoriais on-line! Provavelmente, para qualquer coisa que você tenha vontade de aprender, há um tutorial que ensine a fazê-la na internet. Mas, é claro, verifique se o tutorial é seguro para você e para os pequenos antes de tentar executá-lo. Segurança em primeiro lugar!

Veja também: Inglês, espanhol… e o português? Você investe para que seu filho “domine” a própria língua

Como entreter as crianças e gastar energia

a7

 A Yoga pode ser uma ótima pedida!

15. Os pequenos estão sentindo muita falta de praticar esportes ou até das caminhadas no parque? Incentive-os a praticar exercícios em casa! A Yoga, por exemplo, pode ser uma ótima pedida, pois nos ajuda a lidar com a ansiedade e ainda é uma maravilha para a respiração.

 

 

 

 

Assine o Clube Quindim

 

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!