“Você precisa enxergar o lado bom dessa situação.” “Para e pensa que poderia ser pior.” “Nem precisa de toda essa chateação, observe que tem gente que passa por momentos parecidos e não sofre como você.” “Tenha paciência, vai dar certo. Sempre dá certo.” Já escutou frases assim ou parecidas? O que sentiu? Certamente algum desconforto, certo?

Esse tipo de situação, ocorrida com frequência, configura na positividade tóxica. Isso acontece quando alguém procura diminuir a dor ou o sofrimento de outra pessoa por meio de uma positividade que não faz sentido naquele momento. Em outras palavras (e com um termo mais conhecido), é aquela “gratiluz”, “good vibes”. Veja 5 motivos que explicam o porquê desse comportamento ser infeliz e inapropriado em muitas situações.

Assine o Clube de Leitura Quindim

deixa o outro em situação desconfortável

O que é positividade tóxica

Imagine a cena: uma pessoa que está externando alguma tristeza ou indignação por algum motivo e escuta de outra essa fala extremamente positiva, capaz de fazer o outro duvidar se o que está sentindo é legítimo. Esse tipo de situação certamente causa danos, deixando quem está expondo seus sentimentos, no mínimo, desconfortável. A níveis mais profundos, o otimismo descabido de uma comunidade pode até gerar danos à saúde mental daqueles que fazem parte dela.

Veja também: Ditadura da felicidade e o que há por trás desse mal do nosso tempo

Causa pressão para tudo estar sempre bem

Como lidar com a positividade tóxica

Quem convive ou acompanha movimentações de positividade extrema pode, em algum momento, pensar que está equivocado em relação à sua própria percepção das coisas. E, por consequência, sentir uma pressão para viver uma vida em que tudo está bem. Mas sabemos que não está tudo bem sempre. É impossível viver essa vida perfeita. Dependendo da intensidade dos danos causados pela positividade tóxica, é possível acontecer a invenção de uma vida paralela, que não existe. Entende a profundidade e a complexidade do assunto? Obviamente é preciso ter otimismo, mas essa “forma positiva de viver e enxergar as situações” não pode se tornar descabida, excessiva.

Veja também: O que é sororidade e como ensinar para as crianças?

Positividade demais causa efeito contrário, um negacionismo

Especialistas dizem que a chamada positividade tóxica pode ser um movimento de negação de situações ruins e de tristeza. O problema é que pode desencadear a “obrigação” de sentir felicidade, e a mente começa a simplesmente bloquear o acesso aos sentimentos ruins ao ponto de não conseguir identificá-los quando necessário (para curá-los). A consequência? Pessoas evitam entrar em contato com pensamentos ruins e adoecem por esse negacionismo.

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil

Ainda vivemos uma pandemia

A pandemia que já dura 2 anos não pode ser deixada de lado. É preciso lembrar de toda dor, medo e privação vividos nestes últimos tempos. A doença não veio para mostrar nada para a humanidade e muito menos para ensinar a sermos pessoas melhores. Muito pelo contrário. Chegou para devastar e causar muita tristeza, sim. Afinal, pessoas perderam suas vidas, muita gente perdeu entes queridos e familiares e uma parcela importante da população não teve o que comer, pelo impacto na economia. Então, podemos, sim, sentir tristeza com esse cenário e não achar que há um lado bom com isso. Vivemos dias e momentos de esperança, claro, graças à vacina, mas é preciso estarmos atentos aos nossos sentimentos internos, sejam eles quais forem, e encará-los com consciência.