Artista plástico, chargista, escritor e ilustrador, possui um traço bastante característico do cartum e da charge jornalística, oferecendo em sua ilustração ângulos sempre drásticos e dramáticos que dirigem o olhar do leitor. Desde 1998 ilustra para o mercado editorial. Em 2002, foi indicado ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e, em 2004 e 2012, foi indicado para a Lista de Honra do IBBY, International Board on Books for Young People, ambas as indicações pela FNLIJ, seção brasileira do IBBY.
Em 2012, os originais do livro Alice no telhado, de sua autoria, participaram, junto com ilustradores de vários países, da exposição Tea with Alice, homenagem aos 150 anos do livro Alice no país das maravilhas, no Museu de História de Oxford, Londres. A mesma exposição foi montada na Fundação Gulbenkiam, em Lisboa. Vem recebendo diversos prêmios, tanto em texto quanto em ilustração, nos certames do Jabuti e da FNLIJ.
Em 2024, Nelson Cruz foi o representante brasileiro do Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração, tendo se tornado finalista da premiação.