Existem alguns versos e poemas tão enraizados em nossa cultura que parecem existir desde sempre. Ninguém saberia muito bem onde surgiram nem quem os criou, confundindo-se com as cantigas e brinquedos falados do nosso folclore porque, desde que nos lembramos, sempre estiveram ali em nossos ouvidos: na hora no embalo do sono, na cantiga de uma avó querida, na sala de aula, ensinados pela professora.
Pois são assim as canções de A Arca de Noé, álbum lançado em 1980 com os poemas musicados de Vinícius de Moraes. E, olhe, não estamos só falando de uma casa que era muito engraçada. Há também o pato que vem ver o que é que há, o leão que é o rei da criação, o tic-tac do relógio, a canção para o filho que queremos ter e muito, muito mais.
Essa coletânea de Vinícius traz os versos imortalizados por grandes vozes, como a de Chico Buarque, Toquinho, Elias Regina, Clara Nunes, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, entre outros. O livro agora reeditado está repleto das belas ilustrações de Nelson Cruz que, além de ter emprestado seu talento como artista, colocou todo seu afeto como leitor para criar os traços que lhe tocaram o coração.
Para mães, pais, professores e cuidadores, a leitura da Arca poderá ser uma gostosa e emocionante viagem no tempo. Para os pequenos, é certamente uma das mais preciosas oportunidades de ter contato, conhecer e se apaixonar por uma música de qualidade, feita especialmente para eles, com o melhor que a poesia para a infância tem a oferecer.