A publicação tem introdução de Mariza Lajolo que apresenta a relevância de Shakespeare para a história da literatura e do teatro, ressaltando algumas referências e desdobramentos sobre sua trajetória artística. Bem como, dá a mão ao leitor para o embarque ao mundo do autor.
O livro se divide em duas partes: teatro e prosa. Na peça de Shakeaspere, que alguns pesquisadores acreditam ter sido escrita por encomenda para ser encenada em um casamento da época, o duende aprontão chamado Puck promove uma tremenda confusão no bosque ao errar os encantamentos. Quão triste seria ter o ser amado apaixonado por outra pessoa? Antes de se desesperar, leia a peça de Shakespeare e ria. Teseu e Hipólita (personagens da mitologia grega) é o casal central da trama entrelaçada por outras histórias de casais apaixonados em cenas trágicas, mas acima de tudo, hilárias.
A propósito, talvez seja esse um dos traços mais marcantes do grande escritor inglês: extrair a beleza e o riso das cenas mais trágicas.
Walcyr Carrasco, responsável pela tradução do texto, escreve uma nova versão para a história, dessa vez em prosa. Explorando outras nuances das referências da peça original: a tradição grega e o folclore inglês. À luz de Shakespeare, assim como na peça, o texto entrelaça tempos, fantasias, mitologias e cotidiano.