Fundada no Brasil em 1902, pelos Irmãos Maristas, a FTD recebeu esse nome em homenagem a Frère Théophane Durand, Superior Geral da Congregação Marista entre os anos de 1883 e 1907. Sua história se inicia com os livros escolares escritos pelos Irmãos Maristas para suas aulas, e hoje publica para as mais diversas áreas da educação, entre elas a Literatura Infantil e Juvenil.
Grandes nomes tiveram suas primeiras obras publicadas pela FTD, entre eles: Giovanni, na área de Matemática, Demétrio Gowdak, na área de Ciências, Álvaro Cardoso Gomes, em Literatura Juvenil e Mauricio de Sousa, em Literatura Infantil. Os três primeiros livros da carreira de Mauricio de Sousa foram publicados pela Editora FTD: Piteco, Penadinho e Astronauta.
A Editora FTD se constituiu, ainda no século passado, como a principal editora de livros didáticos do Brasil e a primeira a cobrir todas as áreas de ensino. Havia deficiência de editoras de didáticos em diversos países para o quais a FTD francesa foi levada, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Argentina e China.