A plataforma do projeto Amazônia Chama vai reunir trabalhos de artistas do mundo inteiro em defesa da floresta.

As chamas na Amazônia neste mês de agosto de 2019 provocaram protestos dos mais variados tipos no mundo inteiro e sensibilizaram milhões de pessoas. Depois de muito pensar em como contribuir para despertar a consciência sobre o valor da Amazônia, o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica, formatou junto de Roger Mello e outros parceiros o projeto Amazônia Chama (Amazon Shouts), que busca mobilizar a classe artística para a causa da maior Floresta Tropical do mundo.

O projeto já está em construção dinâmica, tanto pela rapidez necessária como pelo formato colaborativo que naturalmente adotou, e teve sua identidade visual criada por Roger Mello.

“Estamos convidando escritores e ilustradores do mundo inteiro para se engajarem na causa, enviando suas criações com temática sobre a Amazônia para uma plataforma digital a partir de 30 de agosto: www.amazoniachama.com e www.amazonshouts.com. Pretendemos envolver também especialistas e profissionais do livro para fazer um levantamento de obras literárias e de referência sobre a Amazônia. Brevemente o conjunto do acervo será disponibilizado para uso público de escolas, bibliotecas, instituições e pessoas em geral. Na sequência, os próprios leitores poderão contribuir com suas artes”, explica Volnei.

Artistas como Alfredo Soderguit (Uruguai), Anabella López, André Neves, Ciça Fittipaldi, Cristino Wapichana, Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Felipe Cavalcante, Gilles Eduar, Isol – ganhadora do ALMA(Argentina), Issa Watanabe (Peru), Ivan Zigg, Javier Zaballa (Espanha), Luciana Savaget, Mafalda Milhões (Portugal), Margarida Botelho (Portugal), Mariana Massarani, Marcelo Pimentel, Mauricio Negro, Natalia Borges Polesso, Piet Grobler (África do Sul), Ricardo Azevedo, Roger Ycaza (Equador), Rosana Rios (presidente da AEILIJ), Roseana Murray, Rosinha, Socorro Acioli, Taisa Borges e Walcyr Carrasco já estão engajados no projeto Amazônia Chama.


A temática da valorização da fauna e da flora brasileiras é uma preocupação do Clube Quindim e está presente na seleção de livros que enviamos todos os meses aos nossos assinantes.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!