Nesta mesa do Festival Literário Quindim On-line, Renata Nakano, idealizadora e diretora do Clube Quindim, recebeu Katia Canton, Marina Colasanti e Rosana Rios para conversar sobre a potência dos contos de fadas e, além disso, sobre a censura que eles têm sofrido. Assista abaixo:

Na Live, as convidadas falaram sobre seu primeiro contato com os contos de fadas, com experiências muito diferentes entre si, mas que sempre traziam a influência positiva da família. Em uma discussão que nos ajuda a pensar sobre a importância histórica dos contos de fadas, bem como sobre a potência dessas narrativas na leitura com crianças, a Live trouxe referências muito ricas, uma verdadeira aula para quem busca se aprofundar nessas histórias e apresentá-las aos pequenos.

O festival literário quindim on-line

Um evento promovido em meio à pandemia da Covid-19, quando muitos encontros literários tiveram de ser cancelados ou então se adaptar para uma realização on-line, o Festival Literário Quindim On-line começou em julho, com uma primeira mesa no dia 23 de julho e será dividido em seis ciclos até o fim de 2020.

conheça as convidadas da mesa “a potência dos contos de fadas e a censura do mágico”

potência dos contos de fadas

KATIA CANTON

Artista visual, escritora, jornalista e além disso curadora, com PhD em artes interdisciplinares pela Universidade de Nova York. Katia tem 18 livros publicados, divididos entre literatura infantil e estudos de literatura comparada, com obras sobre contos de fadas que já lhe garantiram prêmios importantes como, por exemplo, o Prêmio Jabuti, no Brasil, e o Prêmio Contemporary Authors do Galé Research Institute, de Michigan, Estados Unidos.

Marina Colasanti potência dos Contos de fadas

MARINA COLASANTI

Dama da literatura brasileira, é não apenas escritora, como também artista plástica e jornalista (e curadora do Quindim!). Escreve e ilustra obras infantis e juvenis desde 1968, e hoje tem mais de 50 títulos publicados no Brasil assim como no exterior. Marina é uma das autoras brasileiras mais premiadas. Já recebeu muitos Prêmios Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e, além disso, o prêmio da Biblioteca Nacional para poesia, entre outros. Já publicou diversas coletâneas de contos de fadas, e suas obras são frequentemente estudadas nas universidades.

rosana rios potência dos contos de fadas

ROSANA RIOS

Escritora, ilustradora, arte-educadora e além disso roteirista, reconhecida por suas obras literatura infantil e juvenil, com mais de 70 livros publicados. Recebeu várias vezes o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ, além do Prêmio Jabuti e os prêmios Bienal Nestlé de Literatura e Histórias Infantis de Curitiba. Apaixonada por literatura fantástica, Rosana estudou também a representação feminina nas obras de J.R.R. Tolkien, em seu livro Senhoras dos Anéis, e hoje é diretora cultural do Conselho Branco Sociedade Tolkien.

ONDE ASSISTIR AO FESTIVAL LITERÁRIO

Toda quinta, até o fim de 2020, teremos novos eventos às 20h, com transmissão simultânea nos canais do Clube Quindim: Facebook, Instagram e além disso no YouTube. Siga-nos em todas as redes sociais pra não perder as próximas!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!