O xixi na cama é relativamente comum entre as crianças, mas algo que nem todos os pais e responsáveis sabem é que a enurese noturna pode estar relacionada às emoções do seu pequeno.

Você sabe o que é enurese noturna? Em um primeiro momento, essa expressão estranha pode não remeter a nada em sua mente, mas é bem provável que seu pequeno já tenha feito isso – ou mesmo que você já tenha feito quando era um bebê ou criança!

Você coloca seu filho para dormir e vai deitar para descansar e dormir, mas às vezes, no meio da noite, tem que secar a cama, trocar o lençol e o pijama da criança…

Não é incomum encontrar famílias que passam por isso e precisam adaptar suas rotinas por conta da enurese noturna. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 15% das crianças até os 5 anos de idade são afetadas pela enurese noturna.

A dificuldade em controlar a urina durante o sono pode ter variadas origens e afligem crianças de diferentes idades. Dessa maneira, as soluções também podem ser diversas.

Se você ainda não sabe o que é enurese noturna, as causas e como tratar, venha entender mais sobre esse tema tão importante!

O que é enurese noturna?

De maneira mais direta e popular, a enurese noturna é o tão conhecido “xixi na cama”, em que a criança urina involuntariamente durante o sono. Essa condição é incontrolável para os pequenos, então isso pode acontecer até mesmo em locais ou momentos inapropriados.

Apesar de ser desconfortável e até mesmo parecer constrangedor em alguns momentos, embora não o seja, já que a criança não tem culpa disso, a situação não oferece riscos à saúde física.

Além disso, a enurese noturna pode perdurar até a fase adulta, o que tem um impacto emocional e até social nas crianças e em suas famílias.

Confira alguns dados sobre o assunto, os quais foram compartilhados no portal PEBMED:

  • Cerca de 15% das crianças até os 5 anos sofrem com enurese noturna;
  • A cada ano de vida, 15% desses casos se resolvem;
  • Aproximadamente 8% dos meninos 4% das meninas permanecem com o problema aos 12 anos;
  • Desse total, apenas de 1% a 3% continuam com a condição após essa idade.

Confira também: Desfralde sem traumas: dicas de mães sobre como começar

Tipos e classificações da enurese infantil

De modo geral, a enurese infantil pode ser dividida em dois tipos:

  • Enurese noturna: a perda de urina ocorre à noite, enquanto se está dormindo.
  • Enurese diurna: acontece durante o dia, enquanto se está acordado.

Além disso, as classificações são feitas da seguinte forma:

  • Enurese primária: presente em crianças de 5 anos em diante que nunca tiveram controle vesical, ou seja, o controle da bexiga.
  • Enurese secundária: a criança aprendeu a controlar sua bexiga há mais de 6 meses e ainda assim tem episódios de perda de urina.

O que causa a enurese noturna?

O que é enurese noturna e o que causa o xixi na cama

Essa é uma discussão e tanto, já que o problema pode ter diferentes origens.

O diagnóstico para saber a real causa da enurese noturna pode ser feito após a criança completar 5 anos. Nessa idade, o sistema nervoso está maduro o suficiente e deve saber controlar a micção.

Logo, se os escapes continuam acontecendo após este período, pode ser aceso algum sinal de alerta.

A enurese noturna pode surgir por questões multifatoriais. O início da investigação para detectar a origem do problema deve ser realizada para descartar doenças orgânicas, como anormalidades gênito-urinárias, questões neurológicas, diabetes, infecção urinária e outros problemas.

Por exemplo, nem todos sabem que a enurese pode ser hereditária. Se um dos pais teve o problema na infância, a criança tem 44% de chances de ter o mesmo quadro. Caso nenhum dos pais tenha tido, a probabilidade é 15%, mas, se ambos tiveram, esse número salta para 77%!

Veja algumas das possibilidades que podem estar por trás da incontinência urinária noturna dos pequenos:

  • Alterações na quantidade de hormônio antidiurético que a criança produz à noite;
  • Distúrbios de sono;
  • Contrações involuntárias na bexiga;
  • Transtornos psicológicos, como TDAH, depressão, transtorno opositivo-desafiador entre outros;
  • Conflitos emocionais;
  • Diabetes e outros motivos.

Leia também: Hiperatividade: o que é e como lidar com esse transtorno

Enurese noturna e psicologia: a causa do xixi na cama pode ser emocional?

Não há dúvidas de que a enurese noturna pode estar associada a algum conflito emocional. Alguns exemplos são os seguintes:

  • A chegada do segundo filho, um irmãozinho que pode deixar a criança aflita e com medo de ser deixada de lado;
  • A perda de um ente querido;
  • O divórcio dos pais;
  • Fortes momentos de ansiedade, entre outras circunstâncias, também podem refletir na enurese.

Os aspectos psicológico e emocional podem ter bastante peso na incontinência urinária infantil. Traumas, estresse e situações difíceis de lidar também podem desencadear o xixi na cama, pois seria como um alarme para mostrar que algo pode estar errado.

Fora os problemas prévios que levam à enurese, também há o fato de que fazer na xixi na cama pode gerar ainda mais questões para os pequenos. Afinal, a criança sofre por não conseguir controlar o próprio corpo e isso pode levar à ansiedade, isolamento social, medo de exposição e até a sensação de inferioridade.

Confira: 5 livros infantis que vão ajudar seu filho a lidar com as emoções

Brigar não é a solução para o xixi na cama

O principal ponto para resolver a enurese noturna é saber que a culpa não é da criança.

Portanto, brigar para tentar amedrontar a criança ou fazê-la sentir vergonha pode piorar ainda mais a situação. Os pequenos já são muito afetados pelo problema, e as brigas fazem que eles se sintam mais constrangidos e envergonhados.

Além disso, culpabilizar a criança afeta a autoestima, as relações sociais e prejudica a qualidade de vida. Então, não adianta dar broncas para tentar evitar que isso aconteça, já que o xixi na cama não é algo consciente.

O ideal é ter bastante paciência para começar a investigar e buscar a solução para essa questão.

Como tratar enurese noturna infantil?

Como tratar enurese noturna infantil. Como lidar com o xixi na cama

Como a enurese noturna pode ter diversas causas, os tratamentos também podem ser variados. Por mais que a condição nem sempre tenha origens tão sérias e que se resolvem ao longo do tempo, há também a possibilidade de fazer acompanhamento médico.

Já existem muitos tratamentos que são comprovadamente eficazes para a enurese. No entanto, algumas medidas simples também podem ter bons resultados, como evitar o consumo excessivo de líquidos à noite e fazer xixi antes de ir para a cama.

Essas são as maneiras mais simples para tentar diminuir a enurese noturna, mas entre os tratamentos indicados também podem estar:

  • Estimular que a criança vá ao banheiro a cada 3 ou 4 horas;
  • Mudar a rotina noturna e evitar o consumo de cafeína, sucos, frutas e reduzir o consumo de sódio à noite (pois contribui para a retenção de líquidos no organismo);
  • Evitar beber líquidos pelo menos duas horas antes de ir para cama;
  • Ensinar aos pequenos a posição apropriada para relaxar a musculatura pélvica e melhorar o momento de urinar (pés apoiados no chão e uma pequena flexão do corpo para a frente);
  • Utilizar um adaptador de assento para que a criança fique mais confortável no banheiro;
  • Treinamento para ir ao banheiro durante a noite;
  • Desde que haja expressa orientação e prescrição médica, mediante acompanhamento do pequeno com um médico especialista, uso de medicamentos para ajudar a resolver a situação.

Segundo a Sociedade Internacional de Continência Infantil, a fisioterapia pode ajudar na enurese noturna pois auxilia na coordenação muscular, sensorial e da consciência corporal das crianças.

É uma tarefa que demanda empenho e dedicação, mas é possível solucionar a enurese noturna infantil com paciência, força de vontade e apoio aos pequenos. Dessa forma, as crianças crescem mais saudáveis e percebem que esse problema é apenas passageiro.

As questões emocionais são bem delicadas e podem afetar muito os pequenos. Então, que tal criar conexões mais fortes com as crianças por meio da leitura?

Depois de aprender o que é enurese noturna, você pode contar com o clube de leitura do Quindim para receber livros incríveis e fortalecer os vínculos ao ler as histórias em família. Assim, os pequenos saberão ainda mais que podem contar totalmente com seus pais e responsáveis para o que precisarem!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE