Hoje, muito se fala sobre as pessoas em situação de refúgio, especialmente em países da América Latina, da África e do Oriente Médio. Entretanto, a busca por asilo, a fuga das guerras e das perseguições políticas ou religiosas nos acompanhou por toda a História do mundo, como nos mostram alguns livros sobre refugiados nesta lista.
Um exemplo é Albert Einstein, que, entre tantos cientistas europeus, precisou fugir do regime nazista. Entretanto, ao contrário de cientistas renomados que escaparam da Segunda Guerra Mundial, muitos refugiados não são recebidos com braços abertos quando buscam proteção em outros países.
Pensando em todas as famílias que não estão sendo bem acolhidas fora de sua pátria é que devemos apresentar o tema aos pequenos desde cedo. Afinal, os discursos xenofóbicos vêm ganhando força com a entrada de refugiados e imigrantes em nosso país, e não queremos que as próximas gerações reproduzam essas falas preconceituosas.
Veja também: Xenofobia. Como falar sobre o preconceito contra o diferente com as crianças
Abaixo, o nosso clube de leitura separou algumas dicas de livros sobre refugiados para você introduzir o tema com o seu pequenos:
Livros sobre refugiados para refletir com as crianças
Barco de histórias
Neste livro ilustrado, vamos acompanhar a trajetória de uma família em busca de refúgio. Tudo isso narrado pelo olhar de duas crianças. Essa obra traz uma nova visão dos personagens e mostra os refugiados, que muitos veem apenas na televisão, como pessoas com sonhos e alegrias, em vez de reduzi-los apenas às situações de sofrimento. Será que essa família conseguirá encontrar uma nova casa? Ah, e uma dica legal: antes de iniciar a leitura, vale conferir as dedicatórias das autoras. A ilustradora fala justamente do tema do livro em sua mensagem!
Veja também: O que é alteridade e empatia e como ensinar esses conceitos para as crianças?
Dois meninos de Kakuma
O próximo na nossa lista de livros sobre refugiados é Dois meninos de Kakuma. Kakuma é um campo de refugiados no Quênia. Aliás, você sabia que 52% dos refugiados do mundo são crianças? E aqui vamos conhecer a história de duas delas e suas vivências e experiências no campo de Kakuma. Geedi já nasceu no campo, já Deng veio do Sudão sozinho. Eles constroem uma amizade enquanto aguardam o que o futuro incerto lhes reserva. Uma obra muito rica e acompanhada de fotoilustrações criadas por refugiados do campo de Kakuma, que nos aproximam desse cenário tão distante para muitos de nós.
Veja também: Direitos das crianças. A nossa sociedade está cumprindo com os seus deveres?
Refugiados
Esse é um livro de imagem que vai contar a histórias de vários refugiados através do tempo. Passamos pelo Egito, Alemanha, Polônia, Turquia, Inglaterra e vários outros países. E percebemos que, embora muito distante e com diferentes culturas, todos os povos desses países já precisaram deixar suas casas para buscar refúgio em outro lugar. Esse é um livro sobre empatia, que nos ajuda a perceber a História do mundo como uma série de diásporas que segue aumentando os refugiados. Pessoas a quem deveríamos acolher e não fechar nossas portas.
Veja também: Livro-imagem. Saiba como ler um livro infantil só com imagens
Leve
Um bicho muito diferente espreita as montanhas da floresta. Ninguém sabe exatamente o que ele é, mas todos desejam que vá embora. Isolado, um urso polar vive a solidão de estar afastado de sua família após perder a casa. Além de nos trazer um reflexão sobre a crise climática que derrete o lar desse ursos, essa obra também funciona como uma alegoria para as milhares de famílias que perdem suas casas e se refugiam em outros países.
Felizmente, aos poucos, os animais da floresta começam a perceber que, embora vindo de um lugar muito distante, o urso polar é como qualquer um deles e deseja apenas reencontrar a sua família. E aí? Será que ele conseguirá? Para saber, você terá que ler esse livro encantador tanto em seu texto quanto em suas imagens.
Direto do Instagram: 8 livros para falar sobre pertencimento e comunidade
Malala, a menina que queria ir para a escola
Talvez você já conheça Malala Yousafzai e, com esta última obra da nossa lista de livros sobre refugiados, você e o seu pequeno poderão se aprofundar na história dela. A vencedora do Nobel da Paz nasceu no Paquistão, mais especificamente no vale do Swat e viu sua cidade ser tomada pelo Talibã, que restringiu os direitos das mulheres, e assim Malala foi proibida de ir para a escola. Porém, muito corajosa, ela não se deixou ser parada e lutou pelo que acreditava. E, neste livro, você vai conhecer essa história contada pela jornalista Adriana Carranca que visitou o local onde Malala viveu e nos transmite tudo o que aprendeu por lá.