Em maio, o nosso clube do livro infantil enviou livros incríveis para ler com as crianças. São obras que vão emocionar, encantar, fazer refletir e lhe apresentar novas culturas. Todos esses livros maravilhosos foram selecionados pela equipe de curadoria do Clube de Leitura Quindim que conta com grandes nomes como Ziraldo e Ana Maria Machado. Então, confira essa lista e aproveite momentos de leitura incríveis com os pequenos! 

LIVROS INCRÍVEIS PARA LER COM PRÉ-LEITORES (0 A 2 ANOS)

Livros maravilhosos para ler com crianças de 0 a 2 anos: Se as coisas fossem mães da autora Sylvia Orthof
Escritora: Sylvia Orthof
Ilustradora: Ana Raquel
Editora: Nova Fronteira

SE AS COISAS FOSSEM MÃES

Você já imaginou como seria se as coisas ao nosso redor fossem mães? Como uma casa, ou uma mesa, ou quem sabe a lua? Você vai encontrar esses, e outros cenários, nessa obra que é uma homenagem a todas as mães que se doam, que acolhem, que cuidam, mas que são profundamente humanas, com seus erros, acertos e peculiaridades. Além disso, as ilustrações trazem representações muito bonitas das relações que o texto imagina e são ótimas para explorar junto do seu bebê.

Livros maravilhos para ler com bebês. Capa do livro Noite vira dia do autor Richard McGuire
Autor: Richard McGuire
Editora: Companhia das Letrinhas

NOITE VIRA DIA

O dia vira noite e a noite vira dia. É sempre assim, um ciclo previsível, mas cheio de pequenos eventos do começo até o fim. E, nessa obra com ilustrações em tons vibrantes (ótimas para bebês recém-nascidos, que enxergam melhor tons vibrantes e contrastantes), acompanhamos de forma poética o ciclo que testemunhamos diariamente: o sol sobe pelo céu, iluminando nossas casas, os rios, os mares, as praias, as montanhas, as cidades, até que desce novamente, e a escuridão nos aconchega para dormir. Para os bebês, que estão assimilando essas questões e aos poucos construindo seu repertório de mundo, é muito interessante enxergar esse dia a dia nas imagens e ver quantos lugares diferentes estão sob o mesmo sol que ele vê todas as manhãs.

LIVROS INCRÍVEIS PARA LER COM LEITORES INICIANTES (3 A 5 ANOS)

Livros maravilhos para ler com crianças de 3 a 5 anos. Capa do livro Contos de cabras e bodes
Autores: Sekuru Compound Muradzikwa e Bruna Lubambo
Editora: Jandaíra

CONTOS DE CABRAS E BODES

Nesse lançamento exclusivo do nosso clube do livro infantil, temos um livro sanfonado com uma história diferente de cada lado. Com contos adaptados de Sekuru Compound Muradzikwa, renomado contador de histórias do Zimbabwe, esse livro vai abordar questões humanas como as dificuldades na resolução de problemas e a pressa para alcançar seus objetivos. São elementos do cotidiano, tratados de outra forma na voz desse contador de histórias. Trazendo o maravilhoso para o que temos de mais humano.

Livros maravilhosos para ler com crianças de 3 a 5 anos. Capa do livro Fala baixinho da autora Janaína Tokitaka
Autora: Janaína Tokitaka
Editora: Boitatá

FALA BAIXINHO

A nossa segunda indicação de livros incríveis para ler com crianças de 3 a 5 anos traz dois meninos que brigam por terem perdido a bola com que jogavam e uma menina, entretanto, tem a solução. Mas será que eles vão ouvir sua voz? Muitas vezes, mulheres se sentem como se não fossem ouvidas. Suas sugestões não são acolhidas, suas opiniões, pouco respeitadas. Isso traz uma sensação de invisibilidade, de que não falam alto suficiente. E Fala baixinho traz exatamente uma discussão sobre esse assunto e é um dos motivos de ser uma obra tão enriquecedora para os pequenos. E, se quiser conhecer outras obras com personagens femininas fortes, basta conferir em nosso blog!

Veja também: Personagens femininas: Veja 7 livros que os pequenos precisam conhecer

LIVROS INCRÍVEIS PARA LER COM LEITORES AUTÔNOMOS (6 A 8 ANOS)

Livros maravilhosos para ler com crianças de 6 a 8 anos. Capa do livro Barcos de histórias
Escritora: Kyo MacLear
Ilustradora: Rashin Kheiriyeh
Tradutora: Lígia Azevedo
Editora: Companhias das Letrinhas

BARCO DE HISTÓRIAS

O que você conhece sobre as vivências de refugiados? Apesar de o assunto não ser tão discutido quanto deveria, temos à disposição um mundo de informações a respeito, seja em canais de notícias, livros e até mesmo em séries ficcionais que trazem à tona problemas reais. E você pode aproveitar esse livro para relembrar essas questões e discuti-las com seu pequeno. Afinal, Barco de histórias é uma obra sensível que narra a busca por refúgio do ponto de vista de uma criança, com seu olhar leve e cheio de esperança para um “aqui” mais acolhedor.

Livros maravilhosos para ler com crianças de 6 a 8 anos. Capa do livro concerto de piscina
Livros maravilhosos para ler com crianças de 6 a 8 anos. Capa do livro concerto de piscina

CONCERTO DE PISCINA

Que coisas fantásticas podem sair de um concerto numa piscina? Bem, depende da piscina. Mas também depende do maestro que vai reger esse concerto. E o maestro dessa história consegue criar inúmeros cenários dentro dessa piscina. Esse é um livro-imagem feito por um dos maiores autores de literatura infantil da atualidade, Renato Moriconi, e que vai mostrar que, se você soltar a sua imaginação, coisas incríveis podem sair de um cenário tão simples quanto uma piscina. E, se você quiser saber mais sobre esse e outros livros-imagem que as crianças vão amar, basta conferir em nosso blog!

Veja também: Livro-imagem, conheça 7 obras que as crianças vão amar

LIVROS INCRÍVEIS PARA LER COM LEITORES FLUENTES (9 A 12 ANOS)

Livros maravilhosos para ler com crianças de 9 a 12 anos. Capa do livro Nós, uma antologia de literatura indígena
Escritores: Diversos
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Companhia das Letrinhas

NÓS, UMA ANTOLOGIA DE LITERATURA INDÍGENA

Que histórias indígenas você conhece? A nossa próxima indicação de livros incríveis para ler com as crianças reúne contos de diversos povos brasileiros, escritos por autores indígenas. As histórias indígenas, algumas trazidas nessa antologia, não são meras lendas, como muitos não indígenas podem pensar. Algumas dessas histórias contam a origem de deuses, de seres encantados, ou então narram as consequências de desafiar as divindades e desrespeitar o equilíbrio com a natureza. São histórias tão vivas quanto nós, que fortalecem as crenças de um povo ou outro, que ajudam uma nação a se lembrar de suas tradições e todos que vieram antes de si.

Livros maravilhosos para ler. Capa do livro Ismália do autor Alphonsus de Guimaraens e Odilon Moraes
Escritor: Alphonsus de Guimaraens
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: SESI-SP

ISMÁLIA

Um poema consagrado do Simbolismo brasileiro, que ganha uma nova potência com as ilustrações de Odilon Moraes e o formato em sanfona desse livro. Uma obra sobre o sonho, a loucura, o desejo e a espiritualidade. Como esse é um poema muito marcante na literatura brasileira, é possível que você já o conheça. Mas a experiência de leitura é diferente nesse formato, com as pausas que ele oferece. Além disso, as ilustrações dessa obra trazem um olhar completamente novo para o poema simbolista, oferecendo uma referência visual para os símbolos ali propostos. E, se você quiser, pode conferir em nosso blog outros poemas para crianças que elas vão amar!