Conheça alguns filmes infantis brasileiros que merecem fazer parte da sua sessão pipoca!
No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Isso acontece porque, neste mesmo dia, mas lá no ano de 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto (1875-1919) filmou a Baía da Guanabara enquanto estava a bordo do navio Brèsil.
125 anos se passaram e, hoje, temos o prazer de celebrar esta data, que é muito importante quando pensamos na cultura do nosso país. Afinal, muito se engana quem pensa que é preciso olhar para fora do país para encontrar obras cinematográficas de destaque.
Assim como também acontece com clássicos da literatura infantil brasileira, temos uma série de produções nacionais do cinema infantil que merecem ser mais conhecidas e divulgadas, até mesmo para mostrar que, sim, o Brasil produz filmes de ótima qualidade.
Pois bem, pegue a pipoca e o guaraná (ou qualquer outra combinação que seja querida aí na sua casa) e confira a lista de filmes infantis brasileiros que o Clube Quindim montou para você. Boa sessão!
Veja também: 5 filmes sobre diversidade cultural para assistir com as crianças.
10 filmes infantis brasileiros para assistir com os pequenos
A lista poderia ser ainda maior, mas separamos uma dezena de boas sugestões para você. Confira:
- #1 – O menino e o mundo
- #2 – As aventuras do avião vermelho
- #3 – Eu e meu guarda-chuva
- #4 – Corda bamba, a história de uma menina equilibrista
- #5 – O menino no espelho
- #6 – Turma da Mônica – Laços
- #7 – O segredo dos diamantes
- #8 – O menino maluquinho
- #9 – Meu pé de laranja lima
- #10 – Tainá: uma aventura na Amazônia
1 – O menino e o mundo
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2013
- Duração: 85 minutos
Para abrir a lista de filmes infantis brasileiros, começamos com “O menino e o mundo”, que ganhou destaque global por ter concorrido ao Oscar em 2016 como melhor filme de animação, título que ficou com Divertida Mente.
A trama se passa com um garoto que mora numa pequena casa no campo com sua mãe e seu pai. Este, porém, pela falta de oportunidades de trabalho, vai para a cidade grande.
O menino fica muito triste e faz suas malas, pronto para pegar o trem e encontrar o local em que seu pai mora. Ao chegar lá, ele descobre uma sociedade com vários problemas e dificuldades, da falta de perspectivas à pobreza.
2 – As aventuras do avião vermelho
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2014
- Duração: 90 minutos
Em “As aventuras do avião vermelho”, baseado no livro de Érico Veríssimo, temos como protagonista Fernandinho, um menino de 8 anos que perdeu a mãe há pouco tempo. Ele não tem amigos nem um bom relacionamento com seu pai, que dá presentes a ele para tentar conquistá-lo.
Numa dessas tentativas, o pai dá um livro que era seu quando criança, o que deixa o pequeno maravilhado. Por isso, Fernandinho toma a decisão de ter um avião para salvar o Capitão Tormenta, aviador que é personagem da história.
Indo da Rússia ao fundo do mar, ele conhece o prazer pela leitura e também a importância de ter amigos, bem como seu pai ao lado.
3 – Eu e meu guarda-chuva
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2010
- Duração: 85 minutos
A herança de Eugênio não é tão convencional: o garoto ganhou um guarda-chuva de seu avô, item que ele não larga de maneira nenhuma. Porém, durante suas férias, Eugênio e seu melhor amigo, Cebola, precisam entrar em uma casa sombria, local onde fica sua nova escola.
O que o fez entrar nessa aventura? O fato de ter que resgatar Frida, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen.
4 – Corda bamba, a história de uma menina equilibrista
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2013
- Duração: 80 minutos
Baseado no livro “Corda Bamba”, de Lygia Bojunga, o filme conta a história de Maria, que é filha de pais equilibristas e foi criada no circo. Ela se mudou para a cidade grande para morar com a avó após perder uma parte das memórias da infância.
Para reaver esse elo, ela usa uma corda bamba, que a faz voltar ao seu passado e confrontá-lo.
5 – O menino no espelho
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2014
- Duração: 78 minutos
A próxima dica de filmes infantis brasileiros é um filme baseado em um livro homônimo, de Fernando Sabino. “O menino no espelho” conta a história de Fernando, garoto de 10 anos que se cansou de fazer as mesmas coisas chatas da vida.
O sonho de Fernando era criar um sósia que pudesse fazer essas coisas enquanto ele poderia se divertir. Porém, chega um dia em que isso realmente acontece e seu reflexo sai do espelho para ganhar vida, o que o pega de surpresa.
6 – Turma da Mônica – Laços
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2019
- Duração: 96 minutos
Nesta história, que além de tudo tem aquele toque de nostalgia para os mais velhos, Floquinho, que é o cachorro do Cebolinha, desaparece. O garoto, então, começa a arquitetar um plano para o resgate do bichinho e precisa da ajuda de toda a turma.
Cascão, Mônica e Magali, então, se juntam a ele para enfrentar os desafios e superar o que for necessário para conseguir resgatar Floquinho e devolvê-lo ao seu lar.
7 – O segredo dos diamantes
- Classificação indicativa: 10 anos
- Ano de lançamento: 2014
- Duração: 86 minutos
Nesta dica de filmes infantis brasileiros, o garoto Ângelo chega à casa do seu avô, que fica no interior de Minas Gerais. Lá, ele acha um baú cheio de moedas e, como se não bastasse, ainda encontra um enigma que, supostamente, foi deixado por um padre há dois séculos. Ele, então, vai atrás desse tesouro e se depara com várias aventuras.
8 – O menino maluquinho
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 1994
- Duração: 83 minutos
Baseado na criação de Ziraldo, esse filme conta a história de Maluquinho, um menino bem traquinas que gosta muito de brincar e pregar peças em seus amigos. Porém, em meio a toda essa brincadeira, existe o sofrimento que vem da separação de seus pais.
É neste momento que entra o Vovô Passarinho em cena, levando o garoto para passar férias na fazenda, lugar em que ele passa por várias aventuras e, além disso, aprende muitas coisas importantes para o decorrer de sua vida.
9 – Meu pé de laranja lima
- Classificação indicativa: 10 anos
- Ano de lançamento: 2013
- Duração: 99 minutos
Zezé é um garoto de apenas oito anos que gosta muito de aprontar, mas tem um coração bondoso. Como seu pai já está desempregado há bastante tempo, sua vida e a de sua família são bem simples.
Um costume de Zezé é conversar com um pé de laranja lima que fica no quintal de casa. Porém, mais um personagem entra na história quando ele conhece Portuga, senhor que o ajuda e se transforma em um grande amigo.
10 – Tainá: uma aventura na Amazônia
- Classificação indicativa: L – livre para todos os públicos
- Ano de lançamento: 2001
- Duração: 90 minutos
Para fechar a lista de filmes infantis brasileiros, temos um filme que exalta muito a fauna e a flora brasileiras. Tainá é uma indígena de 8 anos que mora na Amazônia com seu avô Tigê, que conta sobre as histórias e lendas do povo.
Tainá conhece Catu, um macaco que é salvo das garras de um traficante de animais. Ela foge e conhece a bióloga Isabel e seu filho, Joninho, que tem 10 anos e mora na selva, mas sem gostar do local.
Joninho e Tainá se unem para enfrentar os contrabandistas e aprendem a lidar tanto com os valores da selva quanto da cidade.
Leia também: Histórias do Folclore brasileiro: ensine aos seus filhos e valorize a riqueza de nossa cultura!
Prepare a pipoca e boa sessão De cinema!
Já fizemos outras listas do tipo por aqui, como os filmes infantis da Netflix para assistir com a família e os 20 melhores filmes de Natal para crianças, mas o especial desta lista é justamente o fato de ser totalmente representada pelo cinema brasileiro.
E aí, qual desses filmes você mais gosta? Tem algum que ainda não assistiu? Não se esqueça de que o Clube Quindim está por aqui, pronto para levar literatura infantil de qualidade para o seu lar!