Perceber que o filho está crescendo traz um misto de sentimentos. Ao mesmo tempo que há a alegria de vê-lo com saúde, conquistando sua autonomia e se tornando alguém que os pais se orgulham, esta felicidade é atravessada pela sensação de que o relógio está correndo rápido demais.
Para amenizar esse sentimento, listamos seis brincadeiras que ajudam a eternizar os momentos em família para além do que fica registrado nas lembranças de cada um. É um compilado de atividades que vão incentivar a criatividade tanto dos pais quanto dos filhos e o resultado é para lá de especial. Confira!
Direto do Instagram: 8 livros para falar sobre família e afeto
Conheça uma seleção criativa de atividades para eternizar os momentos em família
1. Cápsula do tempo
Se você faz parte dos pais que têm guardado desde o primeiro dentinho ao último desenho feito pela criança, essa é uma ótima opção para eternizar as lembranças dos momentos em família.
A atividade começa desde a escolha da caixa em que a cápsula do tempo será montada. Dentro dela, coloque objetos marcantes à criança, como um brinquedo significativo (de preferência, que ela não usa mais), obras de arte criadas por ela e até mesmo roupas e sapatinhos que fizeram parte da sua história.
Para além dos itens associados diretamente ao pequeno, é importante adicionar itens que estão ligados ao momento em que a cápsula do tempo está sendo montada para que, ao abri-la, seja realmente uma viagem ao passado. O legal é que seja um registro temporal mesmo.
Por exemplo, se a família estiver passando as férias na praia, não esqueça de colocar conchas dentro da caixa. Se o brinquedo que a criança mais ama no momento são peças de encaixar, guarde uma. Outra ideia é fazer o contorno das mãos e dos pés em um papel e guardar os desenhos.
A caixinha pode ser uma ótima oportunidade também para a família deixar uma mensagem para os seus “eus” do futuro. Para as crianças que ainda não souberem escrever, os pais podem ajudá-las ou substituírem a escrita por desenhos. Fotos também são bem-vindas!
Depois de montar a cápsula do tempo, escolha um lugar especial para guardá-la, garantindo que possa ser acessada no futuro. A decisão sobre quando abri-la fica a critério da família: pode ser no ano seguinte ou muitos anos depois. O momento de redescobrir as memórias pode se tornar ainda mais lúdico se os pais organizarem uma divertida caça ao tesouro, incluindo um mapa para encontrar a cápsula.
Veja também: Passo a passo de como fazer uma caça ao tesouro inesquecível com os pequenos
2. Scrapbook EM FAMÍLIA
O álbum de fotos é a forma mais tradicional que existe para não se esquecer do passado. Embora antiga, a ideia continua funcionando. Para quem gosta de incrementar, uma alternativa é o scrapbook.
Na tradução literal, scrapbook significa “álbum de recortes”. Trata-se de um livro em branco que cada pessoa personaliza conforme sua criatividade e estilo. As fotos geralmente servem como ponto de partida para essa produção, que pode ser enriquecida com desenhos, adesivos coloridos, canetas decorativas, carimbos, fitas e uma variedade de outros materiais.
A proposta do scrapbook em família é permitir que as crianças soltem a criatividade e preencham as páginas em branco à sua maneira, registrando memórias e expressando seus sentimentos. Essa atividade oferece uma oportunidade única de enxergar o mundo através das perspectivas singulares e surpreendentes das múltiplas infâncias.
No scrapbook, pode-se usar materiais também que não estão ligados à papelaria. Por exemplo, há quem colha flores que gostam, colem embalagens de alimentos favoritos, ingressos marcantes, entre outros. Mais uma vez: a brincadeira não tem regra. O que vale é a criatividade em deixar registrado as lembranças. Não esqueça de colocar as datas em cada página, hein?
3. FILME DA NOSSA VIDA
Com a facilidade de ter um celular sempre em mãos, vale a pena gravar momentos diários em família. Depois de um tempo, os pais podem usar um aplicativo de edição para unir as imagens guardadas e, quem sabe, organizar uma retrospectiva emocionante.
Para ficar ainda mais divertido, chame todo mundo para ver o filminho junto, e aproveite também para relembrarem outros takes engraçados que vocês têm guardado na biblioteca de mídia. Vai ser muito gostoso relembrar vídeos do primeiro banho, daquela viagem especial nas férias…
Veja também: Conheça 12 jogos de tabuleiro para família e deixe cada encontro familiar ainda mais divertido!
4. Diário com os melhores momentos
Os pais apaixonados por escrita podem utilizá-la para registrar memórias para e com os filhos. As lembranças podem começar a ser escritas desde a gravidez para que a criança saiba como foi o processo de gestá-la.
O caderno também pode ser uma forma de registrar cartas para o bebê que está a caminho e, posteriormente, quando ele já tiver nascido. É uma forma de ajudá-lo a reconstruir o passado com ainda mais afeto.
Já quando o pequeno estiver maiorzinho, ele pode ser convidado para participar do momento da escrita, criando um diário em conjunto com ele. Mais uma vez, os desenhos podem entrar como uma recurso para quem ainda não foi alfabetizado. As opções são muitas — escolha a que fizer mais sentido para a sua família!
5. Livro de receitas da família
Cozinhar faz parte da sua forma de demonstrar carinho pelo pequeno? Se sim, uma ideia criativa para eternizar estes preparos tradicionais da família é criar um livro de receitas só de vocês.
A cada receita, anote os ingredientes, modo de preparo e como servir. Para deixá-lo ainda mais único, descreva momentos especiais em que os pratos foram servidos. Por exemplo: “bolo da festa de 6 anos da Clarice” ou “bolinhos de chuva preferidos do Theo”.
Além das receitas tradicionais de cada família, não esqueça de registrar pratos que foram feitos pela primeira vez com as crianças. Assim, a tradição se renova a cada geração!
Se possível, dê preferência para fazer este livro de receitas à mão. Ver como o outro escreve e decifrar cada palavra que foi colocada naquele papel torna-se mais uma diversão para as crianças.
6. Playlist com as músicas e filmes favoritos da nossa casa
As preferências e gostos de cada pessoa mudam conforme o tempo passa, mas o que se assiste e escuta durante a infância sempre tem um lugar especial dentro de nós.
Uma forma disso não se perder é criar uma playlist com músicas e filmes favoritos da família. Vale anotá-la em um caderno para não perder a lista ou ainda usar a tecnologia a seu favor, usando o bloco de anotações do celular ou aplicativos próprios para isso, como Spotify e Deezer para canções e Letterboxd, Chippewas e Filmow para longa-metragens. Anote também o ano para deixar registrado de quando é aquela lembrança.
Com a proximidade do fim de ano, vale reservar um fim de semana para assistir novamente as produções favoritas da família para entender o que continua na lista, o que sai e, claro, o que entra.
Não esqueça de apresentar para o seu filho o que você também gostava de assistir quando pequeno, porque é uma forma dele entender como era a sua infância e acolher a criança que existe dentro dos pais.
Estante Quindim
Conheça 3 livros infantis selecionados pelo Clube Quindim que vão tornar seus momentos em família ainda mais especiais!