A alfabetização é, sem dúvidas, uma das fases mais especiais na vida de uma criança. Cheio de desafios e conquistas, esse importante marco do desenvolvimento infantil é muito emocionante para os pais, professores e cuidadores, além de transformador para o próprio indivíduo, que passa a não só ter mais autonomia, como também começa a enxergar e interagir com o mundo de uma outra maneira.
Embora não exista uma regra, nem uma idade considerada certa ou ideal, a alfabetização geralmente ocorre entre os 6 e 8 anos. Durante o processo, além de muita calma, paciência e respeito ao ritmo individual de cada criança, a adoção de brincadeiras e atividades lúdicas pode auxiliar bastante.
Para ajudar você e sua criança a desfrutarem desse processo com mais leveza, afeto e conexão, trouxemos 8 brincadeiras para crianças em fase de alfabetização que você pode começar a fazer em casa hoje mesmo. Confira!
8 brincadeiras para crianças em fase de alfabetização
1. Bingo
Esse é um clássico das brincadeiras para crianças em fase de alfabetização! A mecânica é a mesma da brincadeira tradicional: os participantes recebem cartelas com sílabas, e o organizador deve fazer os sorteios utilizando pequenos pedaços de papel. O objetivo é completar uma fileira inteira, na vertical, horizontal ou diagonal, e aquele que conseguir fazer isso primeiro pode até ganhar um mimo – que não precisa ser comprado, use a sua criatividade!
Para deixar a brincadeira ainda mais legal, é possível desafiar os participantes a formar palavras com as sílabas que foram sorteadas. Já para as crianças menores, além das sílabas, as cartelas podem conter também uma figura que se inicie por aquela combinação de letras como, por exemplo, a imagem de um pato associada à sílaba PA.
2. Tudo sobre a palavra
Nesta brincadeira, o adulto deve preparar uma folha com os seguintes campos: figura, letra inicial, quantidade de sílabas, quantidade de letras, escrita da palavra e letras móveis. Além disso, é necessário ter uma série de imagens já recortadas para colocar no campo “figura”; letras móveis (de plástico, papel, madeira ou até pintadas em tampinhas de garrafa PET); pequenos objetos que sirvam como marcadores para a quantidade de letras e sílabas (como caroços de feijão) e um lápis.
O mais legal dessa brincadeira é que ela pode ser temática, ou seja: se a criança gostar muito de futebol, animais ou comidinhas, por exemplo, você pode trazer várias palavras referentes a esses universos, associando o tema de interesse do pequeno à uma atividade que vai ajudá-lo com a alfabetização.
Direto do Instagram: Por que incentivar seu filho a dominar o português?
3. Como é que se escreve?
Neste jogo, além de ampliar o vocabulário da criança, apresentando figuras de objetos e situações que ela talvez ainda não conheça, você consegue associar as sílabas e palavras para ajudar na fixação da maneira como são escritas.
Para isso, selecione várias imagens diferentes, e divida cada palavra em sílabas. Dependendo do estágio de alfabetização em que a criança estiver, você pode misturar as sílabas para aumentar o desafio. Peça que a criança faça a correta associação entre a imagem e as sílabas, e que as ordene da maneira correta para formar as palavras. Dica extra: essa brincadeira funciona muito bem para reforçar as situações em que usamos ss, ç, z, rr, lh, ch etc.
4. Cruzadinha
Mais um clássico, a cruzadinha é garantia de diversão. Existem diversas revistas disponíveis em bancas de jornal já adequadas para crianças em fase de alfabetização mas, se preferir, você também pode fazer uma busca na internet e imprimir as folhas de atividade em casa.
Além de ser um ótimo recurso para ampliar o vocabulário das crianças, essa brincadeira também ajuda com a aprendizagem de palavras, cuja grafia normalmente as confunde, como aquelas em que o s tem som de z, ou em que há uso de nh, lh e ch, por exemplo.
5. Caça-palavras
Outra opção excelente na hora de aliar aprendizagem com entretenimento, o caça-palavras pode ser um jogo bastante interessante para as crianças que já estão mais avançadas no processo de alfabetização. Também é possível fazer brincadeiras temáticas, aproveitando um assunto de interesse para instigar a criança, ou com palavras totalmente diversas.
6. Modelagem de letras com massinha
Esse recurso pode ajudar bastante as crianças no momento de passar da letra bastão para a letra cursiva, por exemplo. A brincadeira consiste em escrever as letras em um papel e pedir que a criança modele a massinha no mesmo formato. Assim, enquanto brinca, ela vai se familiarizando com os diferentes movimentos que cada letra requer para ser formada, o que facilita na hora de pegar o lápis para reproduzi-los.
7. Desafio do alfabeto
Nesta brincadeira, as crianças devem procurar imagens em revistas e jornais que comecem com cada letra do alfabeto, ou mesmo objetos na própria casa ou sala de aula. Esse é um bom recurso para estimular a associação entre as letras e os sons.
8. Telefone sem fio
Você lembra como era divertido brincar de telefone sem fio na infância? Que tal, então, proporcionar a mesma oportunidade aos seus filhos? Além de desenvolver a comunicação oral, a associação com a escrita das palavras e a atenção, essa brincadeira tende a gerar momentos bem engraçados e divertidos com as crianças. Se quiser, você pode incrementar o desafio pedindo que a última pessoa a ouvir a palavra escreva-a numa folha de papel.
Veja também: Alfabetização: 5 fatos curiosos sobre essa etapa do desenvolvimento
Dica bônus: invista na leitura!
Um dos melhores recursos para a alfabetização e o letramento é oferecer livros às crianças, não só para que elas se familiarizem com as letras e palavras, mas também para que tenham intimidade com os livros. Fortaleça o hábito da leitura junto com seu filho!
Estante Quindim
Conheça 3 livros já enviados pelo Quindim para ler com crianças em fase de alfabetização: