No início da década de 70, dez anos após ter aberto com os irmãos sua primeira livraria, na cidade de Santos, Waldir Martins Fontes mudou-se para São Paulo e inaugurou a Editora Martins Fontes. Desde o início, o foco da editora foi voltado para a publicação de long-sellers: livros com grande relevância para determinadas áreas do conhecimento. Assim, Waldir Martins Fontes passou décadas editando obras de importância inquestionável nos campos da filosofia, sociologia, filosofia do direito, psicologia e literatura, com o apoio de profissionais que o acompanharam ao longo dessa vida dedicada aos livros.
O catálogo infantil e juvenil também passava pelo crivo do editor, que demonstrou grande sensibilidade profissional ao trazer para o Brasil livros inesquecíveis, como 'Onde está Wally?', 'As crônicas de Nárnia', 'O Senhor dos Anéis' e 'Matilda'.
Após seu falecimento, Alexandre Martins Fontes – seu filho mais velho – iniciou um novo projeto e fundou a Editora WMF Martins Fontes. À frente desse desafio, Alexandre decidiu seguir com firmeza os passos do pai e manter a filosofia de publicação que sempre foi a marca da editora. Hoje, com mais de 1.000 livros em seu catálogo, a WMF Martins Fontes é referência no mercado editorial brasileiro e mantém um trabalho sério e cuidadoso em todas as suas edições.