Ícone do site Revista | Clube Quindim

Livros infantis para se divertir e refletir

Seleção de agosto do Clube de Leitura Quindim

Porquinhos brincalhões, uma aranha com uma fome de elefante, um livro para refletir sobre liberdade. Conheça essas e mais obras incríveis que o clube de assinatura de livros infantis do Quindim enviou aos seus leitores no mês de agosto.

Livros de agosto para pré-leitores (0 a 2 anos)

Escritora: Audrey Wood
Ilustrador:  Don Wood
Editora: Ática

Meus porquinhos

Este livro apresenta uma releitura de uma canção de ninar que diverte as crianças há ao menos 3 séculos. As mãos aparecem espelhadas na página dupla, e os porquinhos são apresentados em pares, todos com caracterizações únicas, do dedão ao mindinho. Esta história é um mergulho na rotina de um bebê por meio de suas mãos, representando momentos de brincadeira, de lavar as mãos e até mesmo a hora de dormir. Responsáveis por grandes sucessos entre as crianças, Audrey e Don Wood brincam neste livro com os limites entre a fantasia e a realidade, criando cenas divertidas e inusitadas para falar de questões cotidianas.

Autor: Cliff Wright
Editora: Jujuba

Urso e caixa

O que podemos encontrar dentro de uma caixa? A caixa é um brinquedo muito rico durante a infância e pode se tornar uma nave, um barco, um carro e qualquer outra coisa que a criança possa imaginar. Neste livro, vemos um trio de ursos explorando esse objeto, encontrando nele tudo o que precisam para brincar juntos. A obra de Cliff Wright pode apresentar uma série de objetos e suas cores às crianças, ajudando-as a fixar essas palavras em seu vocabulário por meio da repetição da estrutura de nomear a coisa e caracterizá-la com uma cor.

Veja também: Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique agora!

Livros de agosto para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Autor: Éric Battut
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Uma fome de elefante

Entre duas árvores da savana, o Senhor Elefante encontra uma linda teia de aranha e resolve transformá-la em um balanço. Mas a Dona Aranha está por perto e deseja fazer do Senhor Elefante a sua presa. Com muito humor, o livro de Éric Battut brinca com diferentes pontos de vista: o da aranha, que pretende devorar o elefante; e o do elefante, que transforma todo o processo em uma brincadeira.

Escritora: Julia Donaldson
Ilustrador:  Axel Scheffler
Editora: Brinque-Book

O grúfalo

Um ratinho vai passear na floresta. Mas a cada passo encontra um predador diferente, com um convite para uma refeição em que o próprio ratinho servirá de prato principal. Mas tudo bem, porque o ratinho tem um plano para se livrar desses animais: ele conta sobre o Grúfalo. Cada vez que o ratinho descreve o Grúfalo, conhecemos mais características dele, nos ajudando a criar uma imagem desse animal tão terrível. E o resultado é sempre o mesmo: os animais fogem de medo. Neste clássico de Julia Donaldson e Axel Scheffler, os autores criam um animal tenebroso, mas, ao mesmo tempo, oferecem ao leitor uma estratégia para desconstruir esse medo.

Livros de agosto para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Escritora: Cidinha da Silva
Ilustrador: Josias Marinho
Editora: Yellowfante

O mar de Manu

Em um país sem oceano à sua volta, o céu faz as vezes do mar na imaginação do menino Manu. O pai hesita em lhe dar a vara de pescar que o menino tanto deseja. Afinal, que utilidade ela teria naquele país? Com uma poética única, Cidinha da Silva e Josias Marinho dão vida aos sonhos de um menino africano que faz amizade com as estrelas e relembra muitas histórias de seu povo, todas as quais fazem parte de quem ele é e de sua forma de ver o mundo.

Escritor: Germano Zullo
Ilustradora: Albertine
Editora: 34

Os pássaros

Um motorista abre as portas de seu caminhão e liberta dezenas de pássaros para o céu. Mas um deles hesita em sair. Um livro sensível, quase sem palavras, que nos convida a voar com os personagens. A obra de Germano Zullo e Albertine propõe uma reflexão sobre liberdade, sobre entender seu próprio ritmo e, ainda, sobre a relação de empatia e companheirismo entre homem e pássaro.

Veja também: Livro-imagem: saiba como ler um livro infantil só com imagens

Livros de agosto para leitores fluentes (9 a 12 anos)

Escritor: Gianni Rodari
Ilustrador: Bruno Munari
Editora: 34

Fábulas por telefone

O senhor Bianchi é um vendedor viajante e não pode estar sempre junto da família. Mas encontra uma maneira de se manter presente: contando todas as noites uma nova história para sua filha por telefone. Esta obra de Gianni Rodari e ilustrada pelo grande designer Bruno Munari reúne 70 fábulas que um dedicado pai conta para sua filha todas as noites. Um livro para ler e reler, e celebrar a infância em suas diversas facetas.

Escritora: María José Ferrada
Ilustradora: María Elena Valdez
Editora: Pallas

Crianças

34 crianças, 34 poemas. Um livro emocionante que presta homenagem a crianças executadas e desaparecidas durante a ditadura militar do Chile. Neste livro, as autoras María José Ferrada e María Elena Valdez imaginam detalhes de infâncias não vividas. Nomeando as crianças, seus gostos e desejos. Com muita sensibilidade, elas capturam o olhar livre da infância, que vê e aprecia pequenos detalhes como o som das gotas de chuva a cair no telhado ou o movimento das folhas laranjas caindo no outono.

Sair da versão mobile