Neste novo clássico da literatura infantil, que surpreendentemente foi publicado pela primeira vez em 1999, você vai acompanhar as aventuras de um ratinho muito esperto que sabe bem que está em desvantagem quando o assunto é força e tamanho. No entanto, ele tem a seu favor uma grande capacidade de colocar medo nos seus predadores e faz isso com maestria ao inventar e descrever o terrível Grúfalo.
Provavelmente você já ouviu a máxima que recomenda usar a força do inimigo contra ele mesmo, não é? Pois é justamente isso que o ratinho faz, sendo que aqui a força em questão é a própria imaginação. A cada virar de página, Grúfalo ganha contornos mais precisos e assustadores o bastante para colocar a correr os adversários do ratinho.
Julia Donaldson utilizou a repetição da narrativa em lengalenga que tanto agrada crianças de todas as idades e a tradução do texto é caprichosa em rimas divertidas que são perfeitas para a leitura em voz alta. Axel Scheffler ilustra lindamente o livro e deixou vários tesouros em cada página: vale a pena investigar para encontrar todos eles!
Aliás, são tantos personagens fascinantes que precisamos recomendar: experimente ler com diferentes entonações para cada um deles, e vá elaborando com a sua criança que tipo de voz combina melhor com cada animal. Como será que vai soar o Grúfalo, o ratinho e os demais bichos da floresta na versão de vocês? Não perca a oportunidade de descobrir!