Seleção de junho do Clube de Leitura Quindim

Livros enviados para pré-leitores (0 a 2 anos)

Livro Já pra cama monstrinho
Autor: Mario Ramos
Editora: Berlendis & Vertecchia

Já pra cama, monstrinho!

Dar um beijinho na mamãe, escovar os dentes, tomar um belo copo d’água, ir ao banheiro, ler uma história… Provavelmente você reproduz alguma versão dessa rotina em sua casa todos os dias. Aqui, todo o texto verbal da obra se concentra no diálogo entre pai e filho. A conversa é quase um embate: o pai, tentando fazer o pequeno manter a rotina; o pequeno, encontrando mil e uma oportunidades para fugir dela. As falas da criança aparecem em negrito, destacadas, e a linguagem nos lembra o momento de aquisição de vocabulário das crianças, em que elas começam a formar as primeiras frases.

Livro Esconde-Esconde de Taro Gomi
Autor: Taro Gomi
Editora: Berlendis & Vertecchia

Esconde-esconde

Numa brincadeira de esconde-esconde, um ratinho se refugia atrás de um monte de feno. Mas, de repente, o monte de feno fala, e o leitor percebe na imagem que o ratinho havia se confundido, e estava na verdade escondido atrás de um animal maior que ele, ressignificando a leitura de texto e imagem. Tal estrutura se repete a cada virar de páginas, propondo uma reflexão sobre como o que vemos, numa determinada perspectiva, pode ser só um recorte distorcido da realidade.

Veja também: Acesse o nosso clube de leitura infantil

Livros enviados para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Livro Aaahhh! de Guilherme Karsten
Autor: Guilherme Karsten
Editora: HarperCollins

Aaahhh!

De repente, um barulho causa terremotos, deslizamentos, a perda das listras do maior tigre do mundo. Mas que som tão alto será esse? Você consegue adivinhar?

Livro O polvocão
Autor: Martin McKenna
Editora: NanaBooks

O polvocão

Lucas queria um cão. Mas não foi isso que ele
ganhou. Ele, entretanto, estava disposto a tentar
transformar seu polvo em um bom cão. Será que
Jarvis atenderá às expectativas do menino?

Banner Clube de Leitura Quindim

Livros enviados para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Capa do livro Chocados
Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes

Chocados – Uma história de galinhas

Chegou um momento muito esperado no galinheiro: a hora de chocar os ovos. E, quando os galos vão visitar as galinhas, descobrem que nem todas estão em seus ninhos. Os galos não gostam nada disso e resolvem reorganizar a forma como as galinhas vão cuidar dos ovos. Será que isso dará certo?

Livro Se eu fosse uma casa enviado pelo Quindim
Autora: Carol Fernandes
Editora: Tuya

Se eu fosse uma casa

Um balde que protege a casa de uma goteira, uma lâmpada abraçada por centenas de mosquinhas, um vidro quebrado na janela, uma parede cheinha de rachaduras. Quantos desses elementos você já percebeu em sua casa? Ou em sua escola? Nos ambientes que o cercam? Este livro retrata de maneira poética muitos detalhes presentes na casa da maioria dos brasileiros. O improviso, os remendos, o esforço para manter a casa de pé. E a vida que preenche suas quatro paredes. Uma obra poética, que transforma pessoa em casa, com todas as suas peculiaridades, sonhos e anseios

Livros enviados para leitores fluentes (9 a 12 anos)

Livro os olhos cegos dos cavalos loucos de Loyola Brandrão
Escritor: Ignácio de Loyola Brandão
Ilustrador: Alexandre Rampazo
Editora: Moderna

Os olhos cegos dos cavalos loucos

60 anos depois de acontecer, Ignácio de Loyola Brandão decide confessar um pequeno crime de sua juventude. Seu avô de repente cai em profunda depressão: as bolinhas de vidro que ele guardava em uma caixinha proibida a todos os netos haviam sumido. Mas, afinal, por que simples bolinhas eram tão importantes para o Velho Brandão? Culpado, após perder as bolinhas em um jogo com os meninos da rua, um jovem Ignácio vai desvendando o que havia por trás do apreço do avô pelas pequenas esferas de vidro.

Livro Mundo cruel
Escritora: Ellen Duthie
Ilustradora: Daniela Martagón
Editora: Boitatá

Mundo cruel

Um livro-jogo híbrido, poético e filosófico, que convida seu leitor a refletir sobre o mundo que o cerca e seu conceito de crueldade por meio das cenas imaginadas pelas autoras.