Outubro foi o mês de temas super atuais passarem pelo Clube Quindim. Afinal, o que poderia ser melhor do que um bom livro para levantar reflexões sobre assuntos tão relevantes como o desmatamento, a descolonização cultural e a aceitação corporal? Com essa seleção especial de livros, os pequenos leitores poderão se divertir muito e refletir ao mesmo tempo, além de entrarem em contato com grandes autores da literatura infantil como Manuel Bandeira, Ana Maria Machado, João Carlos Marinho e Frank Tashlin. Contamos ainda com a nova obra de Ana Maria Machado e a edição comemorativa de 50 anos de O gênio do crime, que foram enviadas para os nossos leitores antes mesmo de serem lançadas nas livrarias!

Livros infantis com temas atuais

Pré-leitor (0 a 2 anos)

meio ambiente educação infantil cadê os bichos
Autora: Cris Eich
Editora: Bamboozinho

Cadê os bichos?

Quais animais o seu bebê conhece? Provavelmente, animais como girafa, elefante e urso fazem parte da resposta, mas e quanto aos animais da fauna brasileira? Construir repertório é algo contínuo, que se faz dia a dia e essa obra apresenta animais característicos da nossa fauna, que, muitas vezes, por conta da colonização cultural que sofremos, não fazem parte da cultura e do repertório da primeira infância. Em Cadê os bichos?, mãe e filha vão passear na floresta e conhecer os animais da fauna brasileira, mas o bicho homem também passou por lá e deixou sua marca, enquanto os bebês se divertem e aprendem com essa história, os leitores mais experientes serão tocados pelo seu final abrupto e real.

trem de ferro manuel bandeira
Autor: Manuel Bandeira
Ilustrações: Gian Calvi
Editora: Global

Trem de ferro

Este clássico da poesia brasileira de um dos grandes autores da nossa língua é apresentado aos pequenos leitores em uma edição com ilustrações ricas em detalhes e narrativas paralelas! “Café com pão! Café com pão!” Transforme a leitura numa grande brincadeira se entregando às rimas desse livro e explorando sem medo os ritmos que imitam a locomotiva. As crianças vão adorar toda a diversão que os sons da leitura dessa obra pode trazer.

Leitor iniciante (3 a 5 anos)

Livros da Ana Maria Machado - capa do livro Brinco de Listas. Livro de poemas para crianças
Autora: Ana Maria Machado
Ilustrações: Dave Santana
Editora: Gaudi

Brinco de listas

Nesta antologia de poemas, uma das maiores escritoras da literatura infantil brasileira parte de elementos do dia a dia e da rotina para criar poemas nos quais brinca com sons, rimas, ritmos, imagens e significados. Com esta obra que os leitores do Clube Quindim receberam antes mesmo das livrarias, Ana Maria Machado comemora 50 anos de carreira, esticando e puxando as palavras assim como as crianças gostam de fazer durante essa fase da aquisição da linguagem. Ao mesmo tempo, trata de temas atuais como as rotinas, as obrigações e as convenções do dia a dia de maneira leve e inteligente.

manaus
Autora: Irena Freitas
Editora: Edições Barbatana

Manaus

Esta obra é um delicioso passeio pela capital do estado do Amazonas, em plena floresta Amazônica, repleta de sons, cheiros e cores. Manaus traz sua narrativa através de belas imagens que se desdobram nesse belo livro sanfonado. Ao passear por essa bela cidade, a criança conhecerá um pouco mais sobre os pontos turísticos, animais e costumes dessa região tão rica. Num mundo povoado por imagens é importante que a criança aprenda a lê-las e interpretá-las, principalmente com a ênfase que o código escrito recebe durante o período de alfabetização da criança e que pode acabar deixando a leitura imagética em segundo plano.

Leitor autônomo (6 a 8 anos)

andreia baleia
Autor: Davide Cali
Ilustrações: Soja Bougaeva
Tradutora: Noelly Russo
Editora: Livros da Raposa Vermelha

Andreia Baleia

No mês de temas atuais, é claro que Andreia Baleia não poderia ficar de fora da nossa seleção. Quarta-feira é dia de aula de natação, mas o momento que era para ser de diversão e descontração, para Andreia é causa de muita ansiedade. A cada aula, as colegas a tratam mal e ela se sente desconfortável com o próprio corpo. Até que um dia a menina tem uma conversa com o seu professor, que a ajuda a ressignificar sua visão sobre si mesma. Um estudo feito pela UFRGS com crianças de 8 a 10 anos de idade mostrou que 82% delas desejavam ter uma silhueta diferente, por isso esse livro é tão importante na medida que ajuda os pequenos a lidar com diferentes perspectivas sobre si.

Escritor: Otávio Júnior Ilustradora: Vanina Starkoff Editora: Companhia das Letrinhas
Autora: Olga de Dios
Tradutora: Thaisa Burani
Editora: Boitatá

Os três irmãos de ouro

Todo mundo conhece a história da galinha dos ovos de ouro, mas o que acontece com os ovos depois que a história acaba? Olga de Dios parte da tradicional fábula de Esopo A gansa dos ovos de ouro e cria três novas histórias mais do que atuais e que refletem sobre problemas do mundo moderno como o desmatamento, o consumismo e até o valor da arte. Além de ressignificar o caráter moralizante da fábula, o leitor também estimula a sua criatividade ao ficar encarregado de dar o seu próprio final para essa história.

Leitor fluente (9 a 12 anos)

o gênio do crime. João Carlos Marinho
Autor: João Carlos Marinho
Ilustrações: Mauricio Negro
Editora: Global

O gênio do crime

Um clássico da literatura juvenil que foi precursor do gênero da literatura policial para o público juvenil no Brasil está comemorando 50 anos de publicação. O livro conta a história do Gordo e sua turma que vão em busca do gênio por trás da falsificação das figurinhas mais difíceis do álbum de futebol, em uma narrativa muito ágil e que prende o leitor do começo ao fim há gerações. Apesar dos anos que separam o lançamento dessa obra e o jovem leitor de hoje, algumas histórias contém temas que permanecem atuais, como é o caso de O gênio do crime, que traz o jovem como o protagonista da própria história. Divirta-se com esse delicioso mistério e aproveite essa edição comemorativa que traz também histórias da vida de João Carlos Marinho, além de uma adaptação cenográfica da obra com o ponto de vista do leitor de hoje.

o urso que não era
Autor: Frank Tashlin
Tradutora: Dani Gutfreund
Editora: Boitatá

O urso que não era

O inverno chega e o Urso encontra uma gruta para hibernar, mas ele desperta na primavera e se encontra no meio de uma fábrica. Para onde foi a floresta e o que ele deveria fazer numa fábrica? Até a sua identidade vira uma incógnita. Afinal, lugar de urso não é numa fábrica, então será que ele é mesmo um urso? Em meio a questionamentos, o urso vai descobrindo quem realmente é. Uma obra que traz reflexões sobre as diferenças entre o que somos e como os outros nos veem, revelando como muitas vezes nos deixamos influenciar pelos olhares do outro a ponto de questionarmos nossa própria identidade.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!