Seu filho chegou na idade da alfabetização e você não sabe como ensinar a ler? Essa preocupação é muito válida, afinal, ler é uma prática essencial para o dia a dia e ajuda a criança a interpretar melhor o mundo que a cerca.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização infantil deve começar no 1º ano do Ensino Fundamental, quando a criança tem por volta dos 6 anos de idade e espera-se que a alfabetização integral seja completada até o 2º ano do Fundamental.

O papel da escola e dos professores é fundamental nesse processo de ensinar a ler e escrever, mas a família tem um papel decisivo na evolução do aprendizado: motivar a criança e instigá-la com algumas atividades.

Professora lendo para a classe de pequenas crianças sentadas no chão sobre almofadas. - Como ensinar a ler 8 dicas fáceis e práticas

Se você não tem ideia de como ensinar a ler e escrever, continue a ler este artigo. Abordamos abaixo algumas dicas incríveis de práticas que você pode realizar para potencializar a alfabetização do pequeno. Vamos lá?

Como ensinar a criança a ler?

Sem dúvidas, a alfabetização é um dos pontos focais dos primeiros anos do ensino fundamental, já que a leitura é essencial para que a criança possa desenvolver plenamente suas habilidades e, então, aumentar sua cultura nos anos subsequentes.

Nesse sentido, é importante que a família atue lado a lado com a escola, estimulando e ajudando os pequenos nos deveres de casa e até passando novas atividades. Para auxiliar nesse papel, listamos abaixo algumas dicas de técnicas para ensinar a ler e escrever:

1 – Apresente o alfabeto à criança

Um dos primeiros passos para ensinar a ler é mostrar o alfabeto à criança. Inicie apresentando quais são as vogais, já que elas pertencem a um grupo de apenas cinco letras e tendem a ser de pronúncia mais fácil. Depois, você pode apresentar as consoantes.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Nesse processo, é fundamental que a criança não apenas aprenda o nome de cada letra e entenda como reconhecê-la, mas também compreenda o som que cada letra possui.

Por isso, vale trabalhar com diversas atividades como jogos, brincadeiras e até músicas para gravar todo o alfabeto. Uma dica bacana é escrever o nome do pequeno e pedir que ele identifique cada letrinha.

2 – Apresente a ordem de leitura

Você sabia que não são em todas as culturas que a leitura se faz da esquerda para a direita? Idiomas semíticos, como o arábe e o hebraico, por exemplo, são lidos da direita para a esquerda.

No Ocidente, lemos da esquerda para a direita. Mas, mesmo que isso pareça óbvio para nós, os pequenos não entendem de forma instintiva essa ordem. Daí a importância de transmitir o jeito certo de iniciar a leitura de um texto. Essa será a base para que a criança entenda todo o processo e não comece com nenhuma dúvida.

3 – Explique a diferença entre símbolos, letras e desenhos

Criança vendo um livro com desenhos de animais e seus respectivos nomes ao lado. - Como ensinar a ler 8 dicas fáceis e práticas

Sabemos o quanto você se pergunta “como ensinar meu filho a ler?” e um passo muito importante nessa etapa é explicar a diferença entre letras, desenhos e símbolos.

Assim como entender a ordem da leitura, é fundamental que os pequenos saibam diferenciar símbolos, letras e desenhos para compreender as histórias.

Então, dê exemplos de símbolos, mostre à criança quais são as letras e estimule a realização de desenhos. A prática é a receita do aprendizado!

Leia também: Livro-imagem: saiba como ler um livro infantil só com imagens

4 – Faça joguinhos com sílabas e vogais

Mãe e criança pequena sob uma cabana feita de cobertores sobre a cama. Mãe segura uma lanterna. - Como ensinar a ler 8 dicas fáceis e práticas

Que tal ajudar a criança a juntar letras e formar sílabas? Esse método possibilita que ela una o conhecimento de vogais com consoantes e comece a conectá-las para produzir palavras.

Embora envolva bastante a memorização, você pode explicar como as letras se unem entre si e formam sons seguindo uma lógica: La, le, li, lo, lu… Fa, fe, fi, fo, fu. Aqui, é uma boa pedida trazer joguinhos de tabuleiro que trabalhem com sílabas, vogais e formação de palavras.

5 – Trabalhe a associação entre sílabas e objetos

Depois que vocês praticarem bastante as sílabas, agora é hora de fazer associações entre o som da sílaba com algo que seja familiar para a criança como cores, animais, brinquedos, nomes de pessoas, entre outros. Essa associação familiar pode trazer ótimos resultados, já que a criança pode aprender mais rápido com o que está no cotidiano dela.

Logo, se a criança gosta de brincar de carrinho, por exemplo, você pode mostrar o brinquedo para ela e perguntar como é o som inicial da palavra que, neste caso, seria o CA. Na sequência, explicar as demais sílabas.

Em casa, você pode ensinar a ler brincando, sempre mostrando o quanto aquela atividade pode ser divertida. E lembre-se: paciência é crucial, afinal, cada pequeno tem o seu ritmo.

6 – Introduza palavras simples

Quando você perceber que a criança já conhece as letras e sabe como uni-las para formar sílabas, vale apresentar novas palavras.  Assim, caso você apresente a palavra “bola”, pode citar a primeira sílaba “BO” e, na sequência, fazer a criança descobrir a segunda sílaba “LA”.

Para encontrar o LA, de “bola”, você e o pequeno podem procurar outro objeto que inicie com essa mesma sílaba como, por exemplo, “lápis”. Ao associar os sons, a criança vai entender que aquela sílaba pode se juntar à outra e, então, constituir a palavra “bola”. Esse entendimento vai facilitar o aprendizado.

Assine o Clube de Leitura Quindim

7 – Caça-palavras e cruzadinhas

Na medida em que você observar que a criança está aprendendo, é fundamental continuar estimulando. E você pode fazer isso aplicando alguns jogos como caça-palavras e cruzadinhas.

O caça-palavras pode ajudar muito na tarefa de ensinar a ler. Ele instiga a curiosidade da criança com o objetivo de fazê-la encontrar, no meio de várias letras espalhadas aleatoriamente, sequências que formam palavras.

Vale lembrar que é necessário respeitar o grau de dificuldade da criança e apresentar um caça-palavras que possa ser resolvido dentro das capacidades dela.

Além do caça-palavras, a cruzadinha é outra ótima atividade para auxiliar na alfabetização. Esse joguinho trabalha a concentração, o raciocínio e a memória da criança, além de apresentar novas palavras e reforçar as definições de cada uma.

Leia também: Atividades de Alfabetização – 5 atividades para ajudar nesse processo

8 – Estimule a leitura com bons livros infantis

Duas crianças em um sofá, um menino deitado de bruços e uma menina folheando um livro. - Como ensinar a ler 8 dicas fáceis e práticas

Nada melhor do que estimular a leitura com boas histórias, não é mesmo? Ao fazer isso, você instiga seu filho a ter vontade de aprender a ler e escrever, o que potencializa o aprendizado consideravelmente.

Além disso, ao ouvir histórias, a criança desenvolve habilidades cruciais para o processo de alfabetização, como a imaginação, a memória e a atenção. Isso sem falar que você pode aumentar o vocabulário dela e ensinar muitas lições em uma simples contação de histórias.

Felizmente, existem ótimos conteúdos infantis para apresentar à criança. Assinar um clube de livros infantis, como o Clube Quindim, é uma ótima alternativa para ensinar a criança a ler com obras de alta qualidade, selecionadas pelos maiores especialistas em literatura infantil do Brasil. Veja alguns depoimentos!

Ensinar a ler é desafiador, mas vale todo o esforço!

E aí, curtiu nosso artigo?  Esperamos que, agora que você sanou a dúvida de “como ensinar a ler”, você tenha mais segurança para passar algumas atividades e auxiliar o seu pequeno nessa desafiadora fase da vida.

A alfabetização é um processo complexo e desafiador, mas muito importante para o desenvolvimento da criança. E introduzir a contação de histórias e o acesso a bons livros infantis no cotidiano pode acelerar o aprendizado de forma significativa.

O Clube Quindim é o xodó de pais e mães com filhos em processo de alfabetização! Nesse clube de livros infantis por assinatura, você recebe as melhores obras infantis todo mês e pode potencializar o aprendizado do seu pequeno.

Mais de 15 mil crianças aproveitam o melhor da literatura infantil com o Clube Quindim. Cadastre-se para saber mais!