Confira as dicas do nosso clube de leitura para um carnaval em casa divertido, cheio de atividades e com muita música.

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para todos nós, individualmente e como sociedade. De um lado, alguns desses desafios envolvem a necessidade de transformações profundas, como o desenvolvimento de políticas de saúde pública eficazes, o apoio à população vulnerável e de baixa renda e a redução do impacto no fechamento das escolas, dentre muitos outros.

Por sua vez, temos também todo o setor da cultura e do entretenimento sendo fortemente impactados pela suspensão e adiamento dos eventos presenciais. A arte, que em suas inúmeras formas nos ajudou a suportar esses momentos tão difíceis, também segue sofrendo com as novas variantes do vírus e os altos índices de contágio por todo o país.

Com isso, muitas famílias passaram a considerar com mais carinho a possibilidade de festejar o Carnaval em casa. Especialmente mães, pais e cuidadores de crianças pequenas, que tiveram poucas ou até nenhuma oportunidade de viver os dias de folia, começam a buscar alternativas para fazer uma festa de Carnaval em casa.

Se você também está pensando nessa possibilidade, seja para curtir somente com os moradores da sua casa ou convidando alguns amigos, nós podemos ajudar! Confira neste artigo como fazer uma festa de Carnaval em casa sem complicação, e com diversão para dar e vender!

Carnaval em casa ainda é a escolha mais segura para 2022

Dicas para curtir o carnaval em casa

Com o aumento exponencial dos casos de Covid-19, provocados principalmente pela variante Ômicron, as maiores capitais do país optaram por adiar ou cancelar as comemorações do Carnaval em 2022.

Para evitar aglomerações, o melhor mesmo é pular Carnaval em casa. Mas como você pode fazer isso de modo especial, tornando a lembrança inesquecível para as crianças? Ao contrário do que você possa estar imaginando, não é preciso investir muito dinheiro ou esforço para fazer acontecer. Continue a leitura para saber mais a respeito!

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças

Dicas de como fazer uma festa de Carnaval dentro de casa com muita diversão

Para as crianças se divertirem no bailinho de Carnaval dentro de casa como se estivessem curtindo na rua ou em algum clube, você vai precisar, basicamente, do seguinte:

  • lista de músicas bem animada;
  • decoração colorida;
  • comidas e bebidas saborosas;
  • fantasias divertidas para todos;
  • muita alegria e disposição!

Veja a seguir algumas dicas para o Carnaval em casa e comece já a planejar a sua festa.

Arrase na playlist e não esqueça as marchinhas

Playlists de músicas para um carnaval em casa

Arriscamos dizer, sem dúvidas, que as músicas são a parte mais marcante do Carnaval. Além de serem, literalmente, a trilha sonora que embala os momentos de alegria e diversão, muitas letras incríveis dão verdadeiras aulas de história sobre os mais diversos temas.

Para garantir que o seu Carnaval em casa tenha a mesma alegria e magia da celebração nacional, capriche na escolha das músicas. Não deixe de lado as marchinhas, que ultrapassam gerações e tornam esse período do ano tão especial! Para deixar a festa bem animada, você também pode incluir os maiores sucessos tocados pelos blocos de rua, e também os grandes sambas de enredo que marcaram a história da folia no nosso país.

Dependendo da diferença de idade entre as crianças, você pode até mesmo combinar horários diferentes para cada baile. Por exemplo: pela manhã os bebezinhos curtem as marchinhas mais tranquilas; no começo da tarde os sucessos mais animados dos blocos dão o tom para a bagunça das crianças maiores. Para os adolescentes e os adultos, uma sessão com os enredos campeões dos desfiles logo no começo da noite. O importante é não deixar nenhum folião de fora!

O que acha de fazer uma votação com a sua família para escolher o samba campeão desse ano? Definam seus próprios quesitos e apostem em critérios divertidos, como “melhor música para cozinhar” ou “alegorias e adereços de destaque no varal de roupas”. Faça a festa!

Confira a nossa playlist de músicas para o Carnaval no Spotify!

Invista em uma decoração de Carnaval em casa

Decoração do carnaval em casa

Plumas, paetês, confete, serpentina… O que mais lembra o Carnaval para você em termos de decoração? Com certeza a abundância de cores e brilho são marcas registradas dessa festa popular. Que tal, então, transportar esse universo para dentro da sua casa?

Para fazer uma decoração de Carnaval em casa, comece pelas paredes, pelo teto e pelas molduras das portas e janelas: fitas coloridas, de papel ou de tecido, podem formar cortinas, cachoeiras e móbiles para preencher o ambiente. Sobre a mesa da sala, pratos e copos com estampas diferentes ajudam a criar a atmosfera diversa do Carnaval. A escolha das comidas e bebidas também pode fazer parte da decoração!

Não esqueça das máscaras, que são outro grande símbolo dessa festa. Você pode comprá-las prontas ou, então, fazer em casa como uma atividade divertida para envolver as crianças. Utilize cartolina, EVA, tinta, cola colorida e o que mais estiver à mão! Reaproveite também itens que seriam descartados, dando nova vida a eles.

Comidas e bebidas são uma ótima pedida para criar o clima

Carnaval lembra sol, calor e verão! Por isso, frutas, sucos e saladas são uma excelente opção para elaborar o cardápio da sua festa. Além de saudáveis, são muito coloridos e certamente vão deixar sua mesa mais alegre durante as refeições.

Você também pode pensar em comidas práticas para comer com as mãos durante a folia. Pequenos sanduíches, torradas com pastinhas e comidinhas no palito (como espetinhos, que podem ser de carne, frango, peixe e até de frutas) são fáceis de fazer e dão um charme a mais para a sua mesa. Sorvetes e picolés à base de fruta ajudam a manter a hidratação em dia e garantem a alegria das crianças de todas as idades!

Se você é uma fera na cozinha e tem boas habilidades no preparo de alimentos diversos, pode se arriscar um pouco mais e elaborar alguns pratos temáticos, como biscoitos e bolos decorados. Envolva as crianças nessas receitas para tornar o Carnaval em casa ainda mais inesquecível!

Que tal uma fantasia de Carnaval feita em casa?

Fantasias para o Carnaval em casa

As fantasias de Carnaval são uma parte muito significativa e marcante da festa. Existem milhares de opções para escolher como você e sua família vão curtir a folia, uma mais divertida do que a outra.

Vocês podem, por exemplo, selecionar um filme e caracterizar cada morador da casa como um dos personagens. Também é possível promover o chamado crossover, ou seja, pegar aspectos de personagens que existem em universos diferentes e uni-los em uma mesma fantasia, criando algo único!

Uma fantasia de Carnaval feita em casa é uma ótima oportunidade de reunir as crianças em torno de um projeto divertido, em que elas podem aprimorar suas habilidades de desenho, recorte e colagem, dentre outras. Além disso, essa criação também oferece um momento incrível para que elas expressem amplamente seus gostos e interesses.

Criar fantasias de Carnaval em família também é uma boa maneira de abordar as diferenças entre as pessoas. Converse com as crianças sobre como nós somos formados por uma série de aspectos diferentes, como a história pessoal, as crenças, os corpos, as origens, os gostos e muito mais.

Fale sobre como essas diferenças são justamente aquilo que fazem que sejamos nós mesmos, e também que TODOS nós merecemos respeito e afeto sendo quem somos. O Carnaval é uma ótima ocasião para falar sobre diversidade e inclusão, não deixe passar!

Agora que você viu algumas dicas para o Carnaval em casa, que tal montar um calendário de bloquinhos e desfiles na sua sala de estar ou no quintal? Mais do que a festa em si, o que vai ficar marcado na lembrança dos seus pequenos são os momentos que vocês passarem juntos, se divertindo, aprendendo e brincando em família. Aproveite!

Assine clube de leitura quindim