Uma conversa aqui, um bate-papo, uma troca de ideia ali. O dia a dia pode estar repleto de palavras de origem africana e muitos de nós nem fazemos ideia. Essa influência data da época da escravidão, quando milhões de africanos de vários países foram trazidos de maneira forçada ao Brasil. Com isso, o português brasileiro foi construído com a herança africana. Estima-se que mais de 1500 palavras do nosso cotidiano foram trazidas por esses povos. Confira algumas delas.
1 – Samba
O ritmo amado e criado no Brasil tem origem de “semba”, da língua angolana quimbumdo. Essa palavra seria “umbigada”, cuja referência está relacionada à forma como o samba é dançado.
2 – Cachaça
Tanto a palavra quanto o produto são de origem africana, já que as pessoas retiradas à força do continente africano trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar e produção de açúcar. Então, agora você já está sabendo a origem de uma das bebidas mais consumidas no Brasil.
Veja também: 9 personagens negras da literatura infantil que você precisa conhecer
3 – Candomblé
A palavra vem da junção da palavra quimbundo “candombe”, cujo significado é “dança com atabaques”, com a palavra iorubá “ilé” ou “ilê” (casa), que é “casa de dança com atabaques”.
4 – Marimbondo
Os africanos chamavam as “vespas” exatamente de marimbondos e, com isso, o inseto ficou conhecido por esse nome.
5 – Miçangas
Muito comum quando o assunto é bijuteria, as miçangas tem origem africana, pois vários de seus povos produziam os enfeites. A palavra original é mussanga, mas foi aportuguesada.
6 – Berimbau
Originado de “mbirimbau”, instrumento da cultura africana Bantu, o berimbau se tornou um importante instrumento musical para a cultura brasileira.
Veja também: A importância da autoestima da criança negra
7 – Muvuca
Muito comum quando nos referimos a um lugar com muitas pessoas amontoadas, essa palavra vem de “Mvúka”, da língua quicongo.
8 – Axé
Algumas pessoas relacionam a palavra apenas a um estilo musical, mas, em algumas regiões, como o estado da Bahia, há o hábito de falar axé como forma de cumprimento ou despedida. O significado é boa sorte.
9 – Fubá
Essa farinha era a base da alimentação de muitos africanos escravizados no Brasil antes da abolição da escravidão. É muito comum encontrar o angu, feito com fubá e água, como base de diversos pratos.
Veja também: Palavras de origem indígena que você usa no seu dia a dia
10 – Cafuné
Quem não gosta de receber um, né? Essa palavra tem origem no quimbundo e, como nós conhecemos, significa acariciar/coçar a cabeça de alguém.
Essas são algumas das palavras de origem africana que fazem parte do nosso dia a dia. Existem muitas outras expressões dessa grande e importante herança cultural africana, vale a pena procurar mais sobre o tema e mergulhar nesse mundo tão rico. E você também pode conferir vários livros com representatividade negra que o nosso clube de assinatura de livros infantis já enviou para crianças de todo o Brasil.