Ícone do site Revista | Clube Quindim

Dicas de livros infantis para ler no fim do ano com as crianças

Fotos Livros Dezembro2022 Blog

Um passeio pelas aldeias indígenas do Brasil, um surfista que resolve dar carona para todos que encontra pela frente, uma guerra por uma noz, uma mulher que transformou a história do mundo! Muitas histórias incríveis chegaram aos leitores do clube de assinatura Quindim em dezembro. Nada como bons livros infantis para ler no fim do ano com as crianças!

livros infantis para ler no fim do ano com os pré leitores (0 a 2 anos)

Escritor: Daniel Munduruku
Ilustradora: Roberta Asse
Editora: Criadeira Livros

Redondeza

Você já pensou sobre como é a infância de povos indígenas? Será que ela é muito diferente de uma infância no ambiente urbano? As crianças da obra de Daniel Munduruku e Roberta Asse mostram um pouco do seu dia a dia, de suas tradições, dos momentos em que ouvem histórias da avó ou leem um livro com o pai na rede. Redondeza  permite olhar para a pluralidade que existe em nosso país e mergulhar na infância de uma aldeia indígena, a partir da visão de crianças sobre as tradições de seu povo e o lugar onde vivem.

Escritora: Renata Bueno
Ilustrador: Gilles Eduar
Editora: FTD

O varal

Duas crianças se preparam para colocar as roupas no varal. Em um cenário repleto de cores contrastantes – uma marca da obra de Gilles Eduar –, elas começam a separar as roupas por várias categorias. Roupas vermelhas, roxas, com estampa de bolinhas, com botões etc. Enquanto isso, os animais em volta criam cenas divertidas. O varal é uma obra muito interessante para apresentar aos pequenos que estão adquirindo vocabulário e descobrindo as cores, os tecidos e tantas outros detalhes do mundo que os cerca.

livros infantis para ler no fim do ano com os leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Autor: Andrés López
Editora: Pallas

Croco

A obra de Andrés López conta a história de Croco, um crocodilo igual a qualquer outro. Afinal, Croco nada como crocodilo, caminha como crocodilo e come como qualquer crocodilo! Quando ele cai em um buraco profundo, outros animais tentam ajudá-lo, porém, algo que parece tão simples para os outros, não é nada fácil para o crocodilo. Ele tenta bater asas como um pássaro, tenta se enrolar num tronco como as cobras e até mesmo pular como os macacos. Mas nada funciona. Então, como tirar Croco do buraco? Croco é uma obra para refletir sobre empatia e as diferenças entre cada um de nós.

Veja também: 8 livros sobre empatia para crianças

Autor: Guilherme Karsten
Editora: Companhia das Letrinhas

Carona

Neste conto cumulativo de Guilherme Karsten, vamos conhecer um surfista que se prepara para ir à praia no feriado. O surfista empolgado sai em viagem, mas no caminho encontra um mergulhador apaixonado que quer uma carona para procurar as alianças de seu casamento, que esqueceu no fundo do mar. Depois surge um herói cansado que quer ir morar no litoral. Logo mais e mais pessoas (ou animais) surgem e desejam uma carona. Será que todos eles vão caber no carro? E como o surfista empolgado vai encarar essa aventura?

livros infantis para ler no fim do ano com leitores autônomos (6 a 8 anos)

Autor: Dipacho
Editora: Cai-Cai

O país mais bobo

Nesta obra de Dipacho, vemos um grupo de esquilos que disputam uma noz. De quatro, de repente, viram centenas de esquilos que se diferem somente pela cor. Logo a disputa se transforma em uma guerra e surge um novo personagem em cena. O país mais bobo é uma obra que demanda principalmente a leitura de imagens, mas que, com muita simplicidade, permite ao leitor refletir sobre o acúmulo desenfreado de riquezas, a desigualdade social, a desunião dentro de um povo e tantas outras questões.

Veja também: Livro-imagem: saiba como ler um livro infantil só com imagens

Escritor: Pablo Albo
Ilustradora: Aitana Carrasco
Editora: Biruta

Gigante pouco a pouco

Manuel é “um menino como todos os outros”. Até que começa a crescer e crescer, tornando-se um gigante. Esperando o assombro por parte das outras crianças, ele logo sugere mudar de escola. Será que as outras crianças vão aceitar Manuel como ele é? Gigante pouco a pouco é uma obra em que podemos refletir sobre empatia, aceitação, acolhimento e ainda fazer muitas outras interpretações.

livros infantis para ler no fim do ano com leitores fluentes (9 a 12 anos)

Escritora: Angélica Kalil
Ilustradoras: Amma e Faw Carvalho
Editora: Oh!

Bertha Lutz e a Carta da ONU

Bertha Lutz foi uma das mais importantes mulheres na política brasileira do século XX. Apesar disso, muitos de nós sequer conhecemos seu nome. Nesta história em quadrinhos, as autoras Angélica Kalil, Amma e Faw Carvalho remontam a Conferência de São Francisco de 1945 onde a carta da ONU foi criada e, graças à contribuição de Bertha Lutz, a discriminação de gênero foi condenada pela ONU. Bertha Lutz e a Carta da ONU conta a jornada de uma importante mulher brasileira, cuja contribuição poucas vezes é citada nos livros e nas escolas. 

Escritora: Eloí Elisabete Bocheco
Ilustrador: João Lin
Editora: Dimensão

Beatriz em trânsito

Beatriz é uma menina com uma família grande, que vive se mudando. Como narradora do livro, a protagonista nos conta já no início do livro que, enquanto compartilha suas memórias, está se preparando para se mudar novamente, deixando para trás a vida que havia construído por ali. Mas as mudanças da menina não dizem respeito apenas ao lugar onde ela mora. Beatriz em trânsito apresenta a história de uma menina que confronta suas dores e seus sonhos, em uma narrativa que traz à tona diversas questões importantes da infância e da adolescência.

Veja também: 9 livros infantis para falar sobre morte, separação e outros temas difíceis

Sair da versão mobile