Confira a lista de livros para ler com as crianças de 0 a 12 anos que o nosso clube de leitura infantil preparou para você e o seu pequeno. São todas obras enviadas no mês de outubro aqui no Quindim e que vão divertir e encantar a família inteira!

Lista de livros para ler

Livros para ler com os pequenos de 0 a 2 anos

Lista de livros para ler: Livro Eca da escritora Rosinha
Autora: Rosinha
Editora: Editora do Brasil

Eca!

O personagem deste livro já tem uma opinião formadas obre tudo que lhe oferecem para experimentar: nojo, eca! Você já viu alguém assim por aí? Esse é um livro perfeito para aqueles pequenos que estão começando a experimentar novos alimentos como frutas e verduras. À primeira vista pode haver uma resistência perante os novos sabores, mas o desfecho desse livro mostra de forma bem divertida como precisamos dos mais diversos nutrientes para crescermos fortes e saudáveis. Então se o seu pequeno é daqueles difíceis para fazer comer, a nossa primeira obra da lista de livros para ler com as crianças pode ser perfeito para você!

lista de livros para ler com as crianças de 0 a 2 anos: Livro o pesadelo
Autor: Claude Ponti
Editora: FTD

O pesadelo

Um terrível pesadelo quer perturbar o sono de Trompolina e Fubazim. Mas, cada vez que ele se aproxima, algo acontece para afugentá-lo. Será que o pesadelo conseguirá se aproximar dos pintinhos?

Esse livro vai divertir os pequenos pois, aqui, quem é perturbado não são os pequenos e sim o pesadelo que sempre se assusta com um movimento ou fala dos pequenos prestes a dormir. Ver que talvez nós sejamos mais assustadores para os pesadelos do que eles para nós é uma visão que pode gerar conversas muito legais sobre o medo com os pequenos. Quem sabe após a leitura o seu pequeno não pegue no sono assim como nossos protagonistas?

Livros para ler com as crianças de 3 a 5 anos

lista de livros para ler: Livro Bartolo Burtopelo
Escritor: Peter O’Sagae
Ilustradora: Suryara Bernardi
Editora: 2 no telhado

Bartolo Burtopelo

Um monstro espreita no telhado: é o Bartolo Burtopelo. Um terrível bicho-papão que desce do telhado atrás de criancinhas… Mas será que ele é tão terrível assim? Ao acompanharmos o texto escrito dessa narrativa, nos deparamos com um clássico bicho-papão que vai atrás das criancinhas. Mas se olharmos bem para as ilustrações somos atingidos por dúvidas sobre esse monstrinho. Afinal, ele é mau, ou está apenas se sentindo sozinho em cima do telhado?

Pronto, foguete, vamos!
Escritor: Estevão Azevedo
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: FTD

Pronto, foguete, vamos!

Você provavelmente já deve ter se surpreendido com a criatividade dos pequenos: uma caixa vira um foguete, um carro, ou uma casa… É exatamente essa criatividade que essa obra vem para homenagear. Aqui a nossa protagonista vai construir um grande foguete para alcançar os céus. Nas ilustrações, a imaginação da criança e a realidade vão se alternando e vemos as criações mirabolantes que essa pequena vem construindo. Uma bela história para nos lembrar do poder da nossa imaginação e para divertir tanto os pequenos quanto os adultos.

Veja também: livros para crianças de 3 a 5 anos

Livros para ler com as crianças de 6 a 8 anos

As mentiras de Paulinho
Escritora: Fernanda Lopes de Almeida
Ilustrador: Michele Iacocca
Editora: Ática

As mentiras de Paulinho

No próximo livro da nossa lista de livros para ler com as crianças, vamos acompanhar o pequeno Paulinho contando as histórias mais mirabolantes e criativas e que vão arrancar boas gargalhadas dos leitores. Acontece que um dos moradores do prédio desse menino não gosta nada dessas histórias e não perde a chance de reclamar com Paulinho. Até que um dia os adultos finalmente percebem o valor das histórias do menino e descobrem que elas não eram exatamente mentiras…

um passarinho me contou
Escritor: José Paulo Paes
Ilustrador: Kiko Farkas
Editora: Ática

Um passarinho me contou

Conheça neste livro uma coletânea de poemas do grande autor brasileiro José Paulo Paes, com as divertidas ilustrações de Kiko Farkas! Recheado de ótimos poemas para crianças, essa coletânea vai encantar os pequenos e pode ser uma ótima chance de você introduzir a poesia para os pequenos que ainda não são tão familiarizados com esse gênero.

Veja também: 8 livros de poesia para crianças

Livros para ler com as crianças de 9 a 12 anos

3 contos de machado
Adaptação: Caeto
Ilustrador: Masanori Ninomiya
Editora: Miolo Mole

3 contos de Machado

Uma nova forma de olhar para o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Considerado por muitos como leitura obrigatória escolar, recebendo bastante resistência dos pequenos, aqui ganha uma nova versão em história em quadrinhos, adaptada por dois grandes nomes do gênero e que pode ser uma ótima forma de introduzir os clássicos para os nossos filhos.

Os livros de Sayuri
Escritora: Lúcia Hiratsuka
Editora: SM

Os livros de Sayuri

Livros enterrados, ensino de várias línguas proibido, anos sem cartas da família, apenas alguns lampiões para iluminar aulas noturnas de toda uma comunidade. Uma história sensível, do ponto de vista de uma criança, sobre a censura e a perseguição sofrida por nipo-brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. E é com esta obra sensível e emocionante que encerramos a nossa lista de livros para ler com as crianças.