Ícone do site Revista | Clube Quindim

Histórias para contar às crianças de acordo com a faixa etária

Histórias para contar para crianças

Clube de Leitura Quindim fez uma lista especial de histórias para contar às crianças. São livros encantadores que foram enviados para os assinantes do nosso clube de leitura infantil no mês de abril e que merecem morar na sua estante. Vale lembrar também que, se você for nosso assinante e gostou de algum livro de uma faixa etária diferente da que você recebe, você pode entrar em contato conosco pelos nossos canais de atendimento e realizar uma compra avulsa.

HISTÓRIAS PARA CONTAR ÀS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS (PRÉ-LEITORES)

Escritoras: Eva Furnari, Denize Carvalho e Sonia Dreyfuss
Ilustradora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Bililico

Uma das histórias para contar às crianças que recomendamos é Bililico. Nessa obra, o pequeno Bililico se perde de sua mãe, e nós vamos acompanhar suas aventuras até reencontrá-la. Se você já passou pela experiência de se afastar do berço do seu pequeno e ele imediatamente começou a chorar, fica fácil imaginar como ter a mãe distante pode ser um desafio para os bebês. Mas, apesar da obra ter como personagem principal um pequeno bebê perdido, as ilustrações de Eva Furnari em tons pastéis trazem uma suavidade para essa narrativa e nos fazem querer descobrir como o pequeno Bililico vai encontrar sua mãe de novo.

Escritora: Audrey Wood
Ilustrador: Don Wood
Editora: Ática

A casa sonolenta

Este livro é um grande clássico da literatura infantil, por isso, pode até ser que você já tenha lido ele na sua infância. Se for esse o caso, nada melhor como reler uma obra tão nostálgica com o seu bebê. Para os que não conhecem, A casa sonolenta é uma dessas histórias para contar para as crianças que é superdivertida. É um conto cumulativo, o que encanta os leitores dessa faixa etária que se divertem com a repetição dos elementos da narrativa. E, se você tiver em busca de algumas ótimas opções de livros para dormir, esse é uma ótima pedida também! 

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

HISTÓRIAS PARA CONTAR ÀS CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS (LEITORES INICIANTES)

Autor: Jean-Claude Alphen
Editora: Brinque-Book

Girafas

O seu pequeno tem um animal favorito? Bem, a criança dessa obra é fascinada por girafas, mais especificamente pelas girafas que seu pai desenha. E logo que o pai lhe desenha uma girafa, ela já pede outra. Girafas é um numerário muito divertido, mas se engana quem pensa que esse livro serve apenas para intensificar a relação das crianças com os números. Na verdade, essa obra vai nos fazer rir, se identificar e se encantar com os desenhos de várias girafas, cada qual única e diferente. Então, se você está procurando histórias para contar para crianças que tenham animais encantadores, você precisa conhecer Girafas

Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Luas

Um livro cheio de poemas visuais, brincadeiras sonoras e conexões malucas, que trazem o humor característico de Eva Furnari! Aqui em Luas você e o seu pequeno vão se divertir e ter contato com o universo da poesia infantil que encanta tanto os leitores mais jovens quanto os mais velhos. Eva Furnari é uma das grandes autoras de literatura infantil do nosso país e, se você nunca leu um livro dela, já está na hora de ter um na sua estante. Se divirta nessa obra com personagens excêntricos, outros que tocam nossas emoções, falando de questões humanas, como o amor e a saudade. 

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

HISTÓRIAS PARA CONTAR ÀS CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS (LEITORES AUTÔNOMOS)

Autora: Kristin Roskifte
Tradutora: Kristin Lee Garrubo
Editora: Companhia das Letrinhas

Todas as pessoas contam

Esse é um livro que vai divertir tanto os pequenos quanto os adultos. Em Todas as pessoas contam, nos deparamos com cenários cada vez mais cheios de pessoas e percebemos que cada pessoa é única e tem seus sentimentos e singularidades. E todas elas são importantes. Enquanto estimula a empatia, essa obra também nos instiga a procurar em suas páginas algumas pessoas escondidas por ali. E aí? Você e o seu pequeno conseguiram encontrar todas as pessoas?

Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Ivo Barroso
Editora: Companhia das Letrinhas

Uma girafa e tanto

Essa obra de Shel Silverstein é uma das nossas indicações de histórias para contar às crianças de 6 a 8 anos. Uma girafa e tanto é um conto cumulativo divertido, cheio de elementos inusitados e malucos, que desafia nossa criatividade a imaginar: o que aparecerá a seguir para se juntar à girafa? Passeie por várias cenas divertidas, engraçadas e até surreais com essa girafinha enquanto você e seu pequeno exercitam também a memória e a criatividade.

HISTÓRIAS PARA CONTAR ÀS CRIANÇAS DE 9 A 12 ANOS (LEITORES FLUENTES)

Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Antonio Guimarães
Editora: Companhia das Letrinhas

Leocádio, o leão que mandava bala

Temos mais um livro do Shel Silverstein em nossa lista de histórias para contar para as crianças. E, embora seja um autor muito conhecido, essa é uma obra não tão famosa dele, mas que é tão incrível quanto as outras. Aqui conhecemos Leocádio, um leão que vive na floresta e um dia se depara com o caçador. Dessa forma, o leão acaba conhecendo os hábitos e costumes dos humanos e vai para a cidade viver entre eles. Com uma narração pra lá de divertida, acompanhamos o leão Leocádio e suas aventuras na cidade, onde faz muito sucesso. Será que esse leãozinho ficará na cidade para sempre ou sentirá saudades da vida na floresta? 

Escritor: Ilan Brenman
Ilustrador: Jácobo Muñiz
Editora: Moderna

As narrativas preferidas de um contador de histórias

E, para encerrar, quer histórias para contar para as crianças melhores do que a coletânea de um contador de histórias?  Nessa obra, Ilan Brenman reconta histórias de vários continentes, lendas, mitos de origem, que, de alguma forma, sobreviveram ao tempo e até mesmo à queda de impérios. Os contos populares tocam no que temos de mais humano, falam de forma particular sobre temas que muitas vezes atravessam culturas.

Sair da versão mobile