Ícone do site Revista | Clube Quindim

Importância da floresta amazônica: ensine seus filhos e conscientize-os sobre a preservação do meio ambiente!

A importância da floresta Amazônica

Mostrar a importância da Amazônia a seu filho o fará valorizar uma das maiores riquezas da fauna e da flora mundial, além de construir sua consciência ambiental.

Você já falou sobre a importância da floresta amazônica com seu filho? Este é um assunto fundamental e que deve ser discutido com os pequenos, já que nosso papel, como pais e cuidadores, é orientá-los em relação à preservação da Amazônia e do Meio Ambiente como um todo.

Você pode morar em Manaus, a pouco menos de 250 km da Amazônia, ou em Porto Alegre, a quase 3.200 km de distância, mas a importância de conversar sobre uma floresta tão rica e magnífica é a mesma. Afinal, essa é uma das maiores riquezas naturais que o Brasil tem.

Inclusive, essa importância é tão grande que reflete em outros países, tanto em nossos vizinhos, que abrigam uma parte da floresta, quanto em outras nações que estão do outro lado do mundo. Por isso, quanto mais falarmos sobre ela e mais propriedade tivermos para tal, melhor.

Se você não sabe tão bem qual a importância da floresta amazônica para o mundo, fique tranquilo, pois sempre é hora de aprender e se desenvolver. Nosso artigo de hoje falará sobre isso e ajudará você a abordar o tema com os seus pequenos. Nos acompanhe na leitura!

O que é a floresta amazônica?

É a maior floresta tropical que existe, correspondente a aproximadamente 54% das florestas tropicais de todo o mundo. Sua área é de 5,5 milhões de km², quase o dobro da área da Argentina (2,78 milhões de km²) e maior que toda a União Europeia (4,325 milhões de km²), por exemplo.

60,3% da Amazônia ficam em território brasileiro, distribuídos entre os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima.

De acordo com uma matéria da BBC News Brasil, a divisão geográfica da floresta amazônica se dá da seguinte forma entre todos os países pelos quais ela se estende:

A mesma matéria ainda mostra o percentual de cada país que é ocupado pela Amazônia. Os dados são muito interessantes, já que alguns deles são quase que inteiramente ocupados pela floresta. Veja só:

Embora nós costumemos associar a floresta amazônica ao Brasil, país em que, de fato, a maior parte da sua área se concentra, sua identificação pode ser tão intensa (ou até mais) em outros países, como Guiana, Guiana Francesa e Suriname, todos com mais de 90% de sua área composta pela Amazônia.

Cabe destacar aqui também um conceito importante: o de Amazônia Legal. O termo denota a área que engloba os nove estados brasileiros pertencentes à bacia Amazônica, instituído pelo Governo Federal por meio da Lei nº 1.806, de 6 de janeiro de 1953.

O objetivo da Amazônia Legal é reunir regiões com características idênticas, de modo a planejar melhor o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica.

Qual a importância da floresta amazônica para o Brasil?

Uma cartilha do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) explica muito bem essa importância. Nós vamos resumir alguns pontos aqui:

Veja também: Biodiversidade, por que a flora e fauna brasileira deveriam estar mais presentes no livro infantil?

Qual a importância da floresta amazônica para o mundo?

Embora os pontos destacados previamente tenham maior destaque no Brasil e nos países em que a Amazônia está presente, é inegável que sua contribuição é enorme para a preservação do Meio Ambiente em todo o mundo.

Entre todos os pontos citados, cabe destacar a biodiversidade da Amazônia, responsável por mais de 50% da biodiversidade de todo o mundo. Ali, é possível encontrar essências, substâncias para o combate a pragas e para o desenvolvimento de produtos farmacológicos.

Seu potencial para a geração de novas fontes renováveis também é muito grande, o que significa que a floresta amazônica é, de fato, um patrimônio capaz de contribuir com todo o mundo.

Além disso, uma página do Mongabay, com dados da Hansen e do WRI (World Resources Institute), traz a distribuição das principais florestas tropicais de todo o mundo, que mostra como a Amazônia é enorme, tanto em área quanto em importância. Veja só:

A partir de agora, quando pensar sobre qual a importância da floresta amazônica para o mundo, será ainda mais fácil responder. Afinal, com uma biodiversidade tão grande e mais de 3 vezes o tamanho da segunda maior floresta tropical do mundo, riqueza não falta para esse recanto da natureza.

Por que ensinar sobre a importância da floresta amazônica para as crianças?

Há vários motivos que corroboram para ensinar os pequenos sobre a floresta amazônica, como os seguintes:

Veja também: Explicando para as crianças: quais são os impactos do desmatamento?

Como despertar o interesse das crianças pela floresta amazônica?

Já ficou bem claro que devemos falar sobre qual a importância de preservar a floresta amazônica para os nossos pequenos, mas é aí que bate aquela dúvida: como fazer isso?

Para lhe ajudar, nós separamos algumas ideias que devem instigar a curiosidade e a imaginação das crianças e, assim, aumentar seu interesse em relação à Amazônia. Veja só:

Série “Sítio do Picapau Amarelo” (2001-2007)

Sem dúvidas, essa é uma série icônica e que marcou a infância de muita gente. Baseada na série de livros escrita por Monteiro Lobato, ela aborda várias histórias do folclore brasileiro, além de personagens dos contos de fadas.

Além disso, a série também fala sobre a preservação do Meio Ambiente. Inclusive, o primeiro episódio da quarta temporada, “A Menina da Selva”, teve cenas gravadas na Amazônia.

As três primeiras temporadas da série estão disponíveis para assinantes no Globoplay.

Veja também: Histórias do Folclore brasileiro: ensine aos seus filhos e valorize a riqueza de nossa cultura

Livros sobre a Amazônia

Engajados com a importância da floresta amazônica e de sua preservação, o nosso Clube de Leitura Quindim já enviou aos assinantes vários livros infantis com a diversidade da Amazônia, como os seguintes:

O clube de assinatura infantil do Quindim envia regularmente outros títulos que abordam o tema e, assim, podem fazer os pequenos levarem sua imaginação às alturas com histórias que falam sobre a Amazônia e trabalham com o desenvolvimento de sua consciência ambiental com o apoio da literatura.

Assim, enquanto se divertem, as crianças ainda entram em contato com esse bioma fascinante. Além disso, por sermos um país que sofre com a colonização cultural, é muito importante que os pequenos tenham contato desde cedo com elementos da nossa cultura. Com livros que ilustram o nosso país, a nossa fauna, a nossa flora e o nosso povo. Dessa forma, podemos nos entender e valorizar ainda mais a nossa cultura.

Veja também: 8 livros infantis com a diversidade da Amazônia

Visita presencial à Amazônia

Se você mora perto da floresta amazônica ou tem a possibilidade de visitá-la, essa é uma ótima forma de destacar sua importância para os pequenos, que verão a imensidão da Amazônia com seus próprios olhos.

Algumas das principais atrações da região são as seguintes:

Visita virtual à Amazônia

Como as visitas presenciais não são uma possibilidade para todos, trouxemos uma opção mais democrática (e gratuita): uma visita virtual, especificamente na Bacia do Rio Amazonas.

Feita por meio do Google Street View, ela mostra a floresta amazônica em toda a sua imponência e riqueza de detalhes, com imagens lindas e que transportarão as crianças em uma verdadeira viagem virtual.

Para fazer este tour, basta clicar aqui.

Esperamos que essas dicas ajudem a mostrar qual a importância de preservar a floresta amazônica, riqueza natural de valor inestimável para o Brasil e para todo o mundo.

E você, como fala sobre a importância da floresta amazônica com seus pequenos? Tem mais alguma sugestão? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

*Imagem da capa retirada do livro Naro, o gambá, escrito por Ciça Fittipaldi.

Sair da versão mobile