Você sabe o que é dislexia infantil? Esta é uma condição bastante conhecida pela sociedade, até mesmo por quem nunca tenha tido um caso na família ou em seu convívio social, mas a identificação nem sempre é tão simples assim. E os sinais importantes podem passar despercebidos.
De acordo com a Dyslexia International, organização sem fins lucrativos, a dislexia acomete pelo menos uma a cada 10 pessoas. Isso significa então que aproximadamente 780 milhões de pessoas em todo o mundo podem apresentá-la.
É por isso que torna-se tão importante saber como identificar dislexia infantil, afinal isso faz com que todos os envolvidos possam ajudar a criança ou jovem e, assim, evitar que a condição afete sua aprendizagem e socialização.
Continue conosco para entender melhor o que é a dislexia em crianças, quais são alguns dos possíveis sinais e como identificá-los, mesmo que ainda sejam sutis.
O que é dislexia infantil?
A dislexia infantil é um distúrbio da linguagem de origem neurobiológica e causado por uma alteração nos cromossomos, a qual tem caráter hereditário, ou seja, que pode passar de pai para filho.
O principal sintoma é a dificuldade de entender letras e palavras escritas ou outros símbolos gráficos, o que pode afetar o processo de aprendizagem, especialmente na leitura e na escrita.
Ela pode se manifestar em diferentes graus, de leve a intenso, e seus portadores podem ter dificuldade de estabelecer o que é chamado de memória fonêmica, ou seja, associar as letras (forma gráfica) aos fonemas (sons que as letras fazem quando as verbalizamos).
A dislexia em crianças acontece por conta de uma alteração hereditária nos cromossomos, o que significa que a condição é comum entre pessoas da mesma família.
Um estudo da Universidade de Harvard sugere que hormônios específicos podem estar associados com a dislexia, particularmente a testosterona, que pode causar um desenvolvimento excessivo do hemisfério direito do cérebro durante o estágio fetal.
Além disso, Mary-Louise Kean, psicobióloga do Center for the Neurobiology of Learning and Memory, diz que a dislexia tende a acontecer em conjunto com outras condições geneticamente relacionadas, que muitos disléxicos são canhotos e apresentam um alto nível de alergias.
dislexia infantil: COMO IDENTIFICAR ?
Este é um assunto super importante a se tratar. Se o seu filho vai mal na escola, isso pode não estar associado a uma falta de interesse do pequeno ou a dificuldades comuns de aprendizado, mas, sim, a uma condição de dislexia infantil, por exemplo.
Geralmente, é mais fácil proceder com o diagnóstico da dislexia na educação infantil, já que este é um transtorno de linguagem e que, por isso, costuma aparecer no final da alfabetização e nos primeiros anos da escola, especialmente no 1º e 2º anos.
Porém, ainda assim, é importante destacar que certos sinais podem aparecer até mesmo antes da idade escolar, ou seja, o olhar dos pais, familiares e amigos é fundamental para ajudar em um diagnóstico precoce, que, por sua vez, ajuda a lidar muito melhor com essa condição.
Inclusive, é possível que adultos também manifestem sintomas de dislexia, apesar de ser menos comum do que a dislexia na educação infantil, de fato, mas também pode acontecer.
Se você quer saber como identificar dislexia infantil, alguns dos principais sinais de alerta para a condição são os seguintes:
Dislexia infantil: Sinais aNTES DA ESCOLA
- Demora para começar a falar;
- Problemas na formação correta das palavras, como trocar os sons ou confundir palavras parecidas;
- Dificuldade para aprender cantigas de roda ou brincar de jogos de rimar;
- Demora no aprendizado de novas palavras;
- Problemas para se lembrar ou nomear letras, números e cores.
Dislexia infantil: sinais NA IDADE ESCOLAR
- Problemas para processar e entender o que ouve;
- Nível de leitura significativamente abaixo do esperado para sua idade;
- Problemas para se lembrar a sequência das coisas;
- Dificuldade de encontrar a palavra certa ou de elaborar respostas para perguntas que lhe tenham sido feitas;
- Inabilidade de expressar verbalmente a pronúncia de uma palavra que ainda não conhecia;
- Dificuldades de ver (e às vezes de ouvir) as semelhanças e diferenças nas letras e palavras;
- Dedicar mais tempo em tarefas que envolvem leitura ou escrita;
- Dificuldade na soletração;
- Desejo de evitar atividades que envolvem a leitura.
dislexia infantil: sinais NA ADOLESCÊNCIA E NA FASE ADULTA
- Dificuldades de leitura, inclusive em voz alta;
- Problemas para soletrar;
- Pronúncia incorreta de nomes ou palavras, bem como dificuldade para se lembrar de determinadas palavras;
- Lentidão e esforço intensivo em leituras e escritas;
- Desejo de evitar atividades que envolvem a leitura;
- Demorar muito tempo para concluir tarefas que envolvem leitura ou escrita;
- Problemas para entender piadas ou expressões cujo significado não pode ser facilmente entendido pelas palavras utilizadas (expressões idiomáticas), como “mamão com açúcar” para se referir a algo que é bem fácil de fazer, por exemplo;
- Dificuldade de memorização;
- Problemas para aprender novos idiomas;
- Dificuldade de resumir uma história ou acontecimento;
- Dificuldade maior que a normal de solucionar problemas de matemática.
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Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia: o que é isso?
Dentro das dificuldades de aprendizagem, é possível diferenciá-las especificamente de acordo com o que é apresentado por cada criança, jovem ou adulto. Elas se dividem entre as seguintes áreas, acompanhadas de sua etimologia, com base em “Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia”, de Diana Tereso Coelho:
- Dislexia: “dis” (desvio) + “lexia” (leitura, reconhecimento das palavras). Dificuldades na correção e/ou fluência das palavras e por baixa competência leitora e ortográfica.
- Disgrafia: “dis” (desvio) + “grafia” (escrita). Perturbação funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito em relação ao traçado ou à grafia.
- Disortografia: “dis” (desvio) + “orto” (correto) + “grafia” (escrita). Dificuldade manifestada por um conjunto de erros que afetam a palavra, mas não seu traçado ou grafia.
- Discalculia: “dis” (desvio) + “calculare” (calcular, contar). Distúrbio de aprendizagem que impacta as competências de matemática de alunos que não apresentam dificuldades em outros aspectos.
Portanto, ainda que possam ser contempladas dentro do mesmo conjunto, dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia se dividem especificamente naquilo que as pessoas apresentam dificuldade.
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Quem pode identificar a dislexia na educação infantil?
Geralmente, os primeiros sinais são de dislexia na escola ou em atividades feitas na infância, ou seja, podem ser notados pelos pais e professores, diretamente envolvidos com a aprendizagem dos pequenos. Por isso é tão importante saber como identificar dislexia infantil até mesmo em pequenas manifestações.
Antes do diagnóstico, é importante descartar as possibilidades de outras condições, como déficit de atenção, problemas visuais e auditivos, questões emocionais, psicológicas e até mesmo socioeconômicas, além de lacunas prévias na aprendizagem.
Quando essas situações forem excluídas, então a dislexia em crianças deve ser acompanhada por psicólogo, psicopedagogo, médico, neurologista e fonoaudiólogo, de modo a ter uma abordagem completa sobre o tema e, assim, ajudar no tratamento.
A dislexia ainda não tem cura, mas pode ser tratada por uma equipe completa de profissionais. Assim, os comprometimentos tendem a ser melhor superados pelas crianças (e até por adultos) que se deparam com a condição.
Depois de saber o que é dislexia infantil, não se esqueça que é fundamental ajudar os pequenos neste processo, e o Clube Quindim ajuda diretamente neste sentido, com livros escolhidos por um time de grandes especialistas. Assim, eles poderão desenvolver o maravilhoso interesse pela leitura e levá-lo para suas vidas!
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Excelente estudo amei..
Att Luiz