Durante a fase dos 4 anos de idade a criança começa a adquirir diversas capacidades, como a cognitiva, motora, de memória e linguagem. Vygotsky, um dos grandes teóricos da psicologia histórico-cultural, dizia que cada ser se constitui ao se integrar com os outros em atividades “caracteristicamente humanas”. Logo, as brincadeiras infantis são uma oportunidade para a criança se expressar e formar suas interpretações sobre o mundo.
Se você está em dúvida sobre atividades e brincadeiras para educação infantil com crianças de 4 anos, não se preocupe. Neste artigo, reunimos 10 atividades que vão estimular seu pequeno a aprender de forma lúdica. Aproveite!
Atividades para crianças de 4 anos aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo
Com uma coisa papais e mamães concordam: os pequenos têm muita energia para gastar. Nesse cenário, é preciso apresentar estímulos para auxiliar no desenvolvimento das crianças e, também, variar nas atividades lúdicas.
A boa notícia é que existem muitas brincadeiras para crianças de 3 a 4 anos, desde aquelas que envolvem movimento e raciocínio lógico até linguagem e artes visuais. O segredo é botar em prática e inovar!
Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos.
1 – Alfabeto de massinha
Enquanto o pequeno não aprende a ler e escrever, que tal incentivar a alfabetização de forma lúdica? Uma forma de despertar o interesse pelas letrinhas é utilizar massa de modelar para reproduzir o alfabeto.
Compre massa de modelar de diversas cores e comece a recitar o abecedário, desenhando cada letra. Essa é uma das melhores atividades para educação infantil de 4 anos, já que a criança vai se familiarizando e, quando menos se espera, ela vai estar mostrando o que aprendeu.
2 – Bambolê e músicas
Além de contribuir para a socialização e expressão corporal, a musicalização infantil estimula a concentração e a memória. Então, nada melhor do que unir música e brincadeiras, não é mesmo?
Uma atividade muito bacana é utilizar bambolê e músicas divertidas. Chame a criança para dançar, coloque o bambolê no centro do espaço, se posicione dentro dele e dê exemplos de passos para que ela imite. Tudo no ritmo da música!
Dica: inicie com coreografias simples de fazer e, na medida em que for avançando, mude os passos de dança.
Veja também: 7 brincadeiras com música para fazer em casa.
3 – Caça ao tesouro
A brincadeira de caça ao tesouro é um clássico e, definitivamente, é uma excelente atividade para crianças de 4 anos. Então, aproveite para chamar os amigos do pequeno, irmãos e primos, que a diversão é garantida!
Você pode esconder alguns objetos pelo quintal ou até pela casa. Essa brincadeira também é uma ótima pedida na Páscoa, em que ganha o nome de caça aos ovos. O objetivo é deixar as crianças encontrarem os “tesouros” escondidos.
4 – Organizando os brinquedos
Até mesmo a organização de espaços e objetos pode se tornar divertida quando é apresentada de uma forma lúdica. Um jeito de fazer isso é cantar colocando as coisas no lugar e incentivar a criança a escolher onde cada objeto pode ficar.
Além disso, ela entende desde pequena a importância de manter tudo organizado e ajuda a família a não deixar o ambiente bagunçado.
5 – Chão é lava
Outro clássico das brincadeiras para crianças de 4 anos. Você só precisa falar “cuidado, o chão é lava!” que a brincadeira começa. A regra é a seguinte: quem tocar o pé no chão, perde.
Utilize objetos como almofadas, tapetes e toalhas para montar todo o percurso que pode ser seguido, sempre evitando o chão. Ah, e importante: não suba em cima de sofás e outros móveis para evitar quedas.
Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade nas crianças.
6 – Acerte o buraco
Sabe aquela caixa que você tem guardada e nunca usa? Chegou a hora de aproveitá-la para fazer a brincadeira “acerte o buraco”. Você só vai precisar fazer um buraco no meio da caixa e colocar uma bola na superfície.
O objetivo do jogo é incentivar a criança a encontrar uma forma de fazer a bolinha cair no buraco, como se fosse uma “sinuca”. Essa atividade é ótima, pois estimula a coordenação motora dos pequenos.
7 – Montar cabana com cobertor
Nada melhor do que estimular a imaginação da criança e você pode fazer isso construindo uma “cabana com cobertor”. Puxe duas cadeiras, coloque uma na frente da outra e cubra com um cobertor.
Dentro dessa cabana imaginária, você pode colocar almofadas para deixar tudo mais confortável e contar histórias, sejam aquelas dos livros ou histórias próprias e inventadas na hora. Esse momento pode ser mágico!
Veja também: Brincadeira de criança: conheça a melhor para a idade de seu pequeno.
8 – Lista de compras
É comum ignorarmos aqueles encartes de ofertas de supermercado e lojas, mas sabia que é possível aproveitá-los para criar uma brincadeira superdivertida? É só pegar um desses encartes e, junto de uma tesoura sem ponta, papel e cola, orientar o pequeno a fazer uma lista de compras.
Assim, você consegue estimular o desenvolvimento de diversas habilidades de uma maneira interessante, que é o recorte de imagens que fazem parte do cotidiano.
Leia também: Lancheira saudável: 7 dicas de lanche nutritivo para crianças
9 – Pintura com esponja
Dentre todas as atividades para crianças, o uso de tintas coloridas costuma ser das mais adoradas. A pintura com esponja é uma atração à parte, porque mistura a tinta com outro elemento divertido: a esponja.
Tenha esponjas de diversos formatos, coloque tintas coloridas em potinhos, mergulhe a esponja e incentive a criança a “carimbar” ou pintar em cima de uma cartolina.
10 – Contar histórias
Um clássico entre as atividades para crianças de 4 anos e outras idades é a contação de histórias. Estimular o hábito de leitura e a imaginação desde cedo tem muitos benefícios.
A criança trabalha a concentração, a memória e ainda passa a se ambientar mais sobre o mundo. Por isso, escolha bons livros infantis e aproveite para despertar a atenção do pequeno!
Conheça o Clube Quindim, o melhor clube de livros infantis do Brasil!
E aí, gostou da nossa lista de atividades para crianças de 4 anos? Como você pôde ver, não é preciso fazer brincadeiras muito mirabolantes para encantar os pequenos.
O importante é envolvê-los e mostrar o quanto aquilo pode ser divertido. Afinal, esses momentos são preciosos para o desenvolvimento deles, ainda mais quando toda a família participa junto.
E, por falar em desenvolvimento, nada melhor do que ensinar sobre o mundo desde cedo, não é mesmo? O Clube Quindim é a paixão de papais, mamães e seus pequenos!
Trata-se de um clube de livros infantis por assinatura, com o melhor time de curadoria do país. Para assinar, basta escolher seu plano e aguardar o recebimento mensal de obras de alta qualidade literária na sua casa.
Já são mais de 500 livros infantis selecionados e mais de 15 mil crianças impactadas em todo o Brasil. Não fique de fora dessa, cadastre-se para saber mais!