Um bonito pica-pau decide dar uma voltinha pela vizinhança e vai bater à porta do tamanduá. Que surpresa! Ele fez deliciosas panquecas de formiga! Será que o pássaro vai querer experimentar? Depois de lancharem juntos, eles continuam a caminhada pelo bairro e encontram uma nova casa. Quem será que mora nela?
Com um passe de mágica a fachada é removida e pronto! Rapidamente passamos a conhecer seus moradores e ver um pouco mais da organização de seus cômodos, das cores escolhidas para as paredes, dos objetos que possuem e das tarefas executadas. Quem será que vamos visitar a seguir?
O delicioso livro de Aline Abreu traz um conto cumulativo muito especial: nele, podemos ver animais da fauna brasileira, que não costumavam ser muito retratados nas obras de literatura para crianças mais antigas. Além das cores e dos detalhes amorosos das ilustrações da autora, o livro é um convite ao encantamento por casinhas até bem parecidas com aquelas em que nós mesmos vivemos. O despertar de sentimentos de afeto e o sentido de familiaridade é encantador e inevitável.
E, por falar em familiaridade, dois queridos personagens de Aline Abreu também estão presentes na narrativa, garantindo aos pequenos e grande leitores a alegria de reencontrá-los: Nina e Ludovico. O que será que estão fazendo em casa?
O final do livro guarda um lugar de honra para a última casa a ser visitada: a sua! Certamente, seu pequeno vai adorar receber a visita de todos esses animais coloridos, reais e imaginários, e então recomeçar o passeio.