Lygia Bojunga é uma das principais autoras brasileiras de literatura infantojuvenil, reconhecida tanto em nossas letras quanto no cenário internacional, desde as primeiras obras. Possui um estilo claro e fluído, marcadamente visual e dramático, ou seja, cada leitor pode ver e ouvir suas personagens se movimentando pelos espaços reais e no interior de si mesmas, onde se organizam o pensamento e os sonhos. Entre pouco mais de vinte títulos publicados desde o início de sua carreira literária em 1972, destaca-se o livro Tchau, de 1984, como sua única antologia de contos.
Na primeira história, “Tchau”, a trama se dá em torno dos esforços de Rebeca para manter a promessa que fez ao pai e evitar a partida da mãe, no processo de separação do casal. Por sua vez, “O bife e a pipoca” mostra a dupla distância de amigos de escola, um que se muda do Rio de Janeiro para Pelotas, outro que é um novo aluno na turma. Já o terceiro conto, “A troca e a tarefa”, traz a travessia de uma jovem, desde os 9 anos até o final da vida adulta; no inicio, seu maior amigo é o Ciúme, em relação a irmã sempre mais bonita e mais inteligente... contudo, ela aprenderá a magia de transformar pensamentos pesados em histórias: é isto que a vida lhe dá a fazer: trocar sentimentos, e essa também é a sua tarefa! Por fim, “Lá no mar” é a narrativa que fecha o livro: o personagem é o Barco que sente imensamente a partida de inúmeros pescadores, continuando ele mesmo e sempre a perseverar nos recomeços do mar.
Mesmo sendo histórias menores do que uma novela ou um romance, gêneros que Lygia Bojunga escreve com maestria e sofisticação, os contos que ela aqui apresenta também são divididos em fragmentos ou capítulos breves, a fim de marcar a mudança de tempo ou de espaço, bem como redefinir o estado de ânimo de suas personagens. Cada conto traz um recurso diferente: como a numeração, cartas entremeadas à narrativa, o relato em primeira pessoa, letras capitulares, um apólogo expandido etc. Sempre o mesmo tema: as formas de dizer adeus, mas também os novos jeitos de dizer olá para uma nova etapa.