Esta é a história do pequeno polvo Maurício. Ele acabou de chegar a uma nova escola no fundo do mar e não parece ser exatamente como os /seus/ colegas que gostam de se destacar na sala de aula, na hora do recreio ou durante as brincadeiras. Maurício é tímido, prefere não ser visto quase nunca. Aliás, nas páginas deste livro, a gente precisa prestar bastante atenção para encontrá-lo em meio aos outros animais marinhos…
A obra sensível e cativante de Simona Ciraolo chega para abordar um tema que frequentemente é motivo de preocupação para os pais durante a infância: a timidez. Com a necessária delicadeza, a autora-ilustradora nos mostra como este aspecto não se trata de um problema a ser resolvido, mas sim um traço de personalidade que precisa ser respeitado como qualquer outro. Assim, o livro pode ajudar muito aos cuidadores em geral que buscam compreender a timidez de suas crianças pelo que ela é, ou seja, apenas uma das muitas formas que o pequeno revela para interagir com o mundo.
A história de Maurício deixa clara a importância de buscar o equilíbrio entre as sutis intervenções, como aquela “forcinha” para ir ao aniversário do novo amigo, o acolhimento às inúmeras possibilidades de se expressar e o encorajamento, tão necessário, para se amar e ser exatamente quem se é.