Neste livro, João é um garotinho que imagina como seria sua vida, caso fosse um fungo. Onde moraria, o que gostaria de fazer, com quem iria brincar e o que iria comer? Enquanto ele fala sobre aquilo que vai em sua imaginação, nós aprendemos sobre esses organismos tão importantes e sobre os quais a maioria de nós sabe bem pouco.
Ao mesmo tempo em que a proposta de Gaia Stella é quase poética, com ricas qualidades literárias que nos levam ao encantamento com fungos de diferentes formatos, variadas expressões faciais e preferências, também aprendemos sobre o Reino Fungi e seus mistérios. Porém, não é só isso: as diferenças entre os tipos de fungo abrem boa oportunidade para conversar sobre identidade e predileções com os pequenos. Afinal, ninguém é igual a ninguém — nem mesmo os fungos!!!
Com cores vivas, espaços em branco que destacam detalhes e cortes de plano que nos permitem ver várias camadas do mundo e os fungos sob a terra, as ilustrações da autora têm tudo para atrair a atenção dos pequenos, cativando-os para mais de uma leitura deste livro. Não deixe de conferir as páginas finais que trazem um diagrama e um texto informativo sobre o que se sabe a respeito dos fungos até o momento. Esta feito o convite para pensar sobre a evolução da ciência ao longo do tempo e a importância de verificar fatos e confiar em fontes seguras de informação.