Um menino se despede da mãe, que precisa sair, muito cedo em uma manhã chuvosa de outono. Nem bem ela fechou a porta, pronto — a criança vira uma onça feroz! Coitados dos brinquedos e dos bichinhos de pelúcia que, assustados, tentam se proteger. Alguns minutos depois… Seria isso o cheirinho de café da manhã? Ora, ora, o tratador está preparando o alimento! A ferinha se acalma e até desenha um pouco, até que passa mais um tempinho e já vem chegando a hora do banho! Que fera a criança vai virar agora?
O livro ilustrado de Gastón Hauviller retrata com sensibilidade e bom humor uma fase que pode ser bastante estressante, tanto para as crianças quanto para os adultos cuidadores: a fase da ansiedade de separação. Ao recriar a maneira como a criança mergulha em seu imaginário para expressar seus sentimentos e emoções, o autor nos leva a refletir sobre como podemos entrar na brincadeira para deixar tudo mais leve quanto possível.
As ilustrações merecem um olhar atento, porque são muitos os detalhes para descobrir e a sensação de que um novo tesouro é descoberto a cada leitura. O estilo das casas, a decoração, o clima, os hábitos da família, as suas referências culturais, tudo, enfim, que amplia também o nosso repertório.