Era só mais um dia dentro do quarto, sozinho, jogando videogame. Na tela da TV, enfrentava desafios em meio à natureza, vencendo monstros, saltando distâncias e coletando tesouros. De repente, chega a hora de fazer as malas e viver aventuras no mundo real.
E o que parecia ser muito tedioso se transforma. Ao acompanhar seu companheiro, o cãozinho, em uma incursão pelos arredores da casa, o menino tira os olhos da tela e os levanta para o mundo, descobrindo cenários, percebendo semelhanças com as aventuras que vive nos jogos e conhecendo outras perspectivas através do olhar de uma menina muito especial.
O livro de Felipe Kehdi, que faz parte da estreia da Editora Joaquina, é um convite para olharmos o nosso entorno e, por que não? - para nossa vida por outro ângulo. As ilustrações, em tons de laranja, amarelo e azul, com linhas finas e delicadas, e cenas que se sobrepõem, parecem saídas de sonhos, do tipo que, quando acordados, fechamos novamente os olhos para tentar apreender toda sua beleza e riqueza de detalhes.
Um livro que pergunta, para crianças e adultos, com a mesma intensidade: o que pode acontecer se você tirar os olhos das telas e se permitir ser surpreendido?