Relembre os seus contos de fadas favoritos. Podem ter sido mil vezes lidos por você mesmo, outras tantas vezes contados por adultos quando você era criança, ou retratados em filmes, animações e canções… Já percebeu como uma parte da história nós não sabemos?
Será que a rainha má sempre foi má? Ou algo lhe aconteceu ao longo da vida para que tenha ficado assim? E as irmãs da menina sereia, que abriu mão de tudo para ficar com o príncipe, contaram a verdade a ele ou não? Será que mesmo durante o lamento pela perda dos longos cabelos, a princesa trancada na torre sentiu também alívio, pelo imenso peso que não estava mais lá?
Essas e muitas outras perguntas sem respostas são levantadas por Beatriz Martín Vidal neste livro que reflete sobre um lado dos contos de fadas no qual não costumamos pensar muito. A autora nos tira de um certo comodismo para provocar reflexões inusitadas.
Não à toa, o título da edição brasileira é "Perguntas Inquietas" – aquelas que nos causam desconforto e que, se em um primeiro momento trazem um pouco de espanto ao desestabilizar histórias que fazem parte da nossa memória afetiva de infância, em seguida descortinam novas possibilidades de reflexão, permitindo revisitar esses contos a partir de diferentes pontos de vista. As ilustrações também seguem esse caminho e são de tirar o fôlego: belíssimas e assustadoras, trazem figuras conhecidas de uma maneira que não vimos antes.
A reflexão implícita sobre não sabermos tudo, mesmo sobre aquilo que julgamos conhecer profundamente, vem acompanhada pelo desconforto de perceber que até mesmo nossos heróis podem não ser somente bons. Afinal, há luz e sombra em toda parte, inclusive em nós.