Era uma vez dois melhores amigos. Eles moravam em casas que ficavam uma de frente para a outra, estudavam na mesma escola, onde se sentavam um ao lado do outro, e brincavam juntos no recreio de correr, pular, de cirandinha e também de esconder.
Um dia, a mãe de um deles precisou sair e disse-lhe que ficasse em casa - mas ele não fez isso. Ele saiu e procurou seu amigo: em casa, aqui, ali e acolá, até encontrá-lo. Quando se encontraram, se abraçaram tão apertado que os dois se transformaram em algo totalmente novo.
A obra poética e cheia de lirismo de Leo Lionni, inspirada em uma viagem de trem que o autor fez com seus netos, aborda questões como amizade, afeto, compreensão, individualidade e respeito às diferenças. Além disso, reflete sobre como deixamos marcas de quem somos nas pessoas que amamos e carregamos uma parte delas conosco, onde quer que estejamos.
As ilustrações do livro partem de formas e cores primárias que se misturam para formar secundárias. Mas é impressionante perceber como desenhos aparentemente tão simples são capazes de transmitir tanto sobre tolerância, respeito e acolhimento das transformações pelas quais todos nós passamos ao longo da vida.
Uma oportunidade valiosa para conversar com as crianças sobre individualidade, empatia, amor e coragem de mudar.