Hong Xiaomao está muito ansioso para ver o elefante! Ao chegar ao zoológico, o menino e seus pais exploram juntos o mapa do lugar, combinam um ponto de encontro, caso o menino se perca no meio da multidão de pessoas... Então, partem em direção ao local mais vazio do parque, como a toca dos lobos.
Ao perceber que um deles sumiu, o menino não consegue se concentrar em mais nada. A fotografia que o pai quer registrar? Mal notou. O elefante??? Estava bem na sua frente, mas perdeu toda a importância! Hong Xiaomao sabia que algo misterioso estava rolando e quando está prestes a descobrir o que é, acaba se separando dos pais.
Neste livro ilustrado da taiwanesa Huang Yi-Wen encontramos uma história sobre amizade escondida sob uma superfície cheia de suspense e mistério. Além da originalidade do enredo, capaz de surpreender até mesmo os adultos mais letrados, este livro nos presenteia com muitos segredos e detalhes divertidos para descobrir a cada leitura.
Observe o mapa, as anotações de Hong Xiaomao, e tudo o mais. No jogo da intertextualidade, ao entrar no zoo, é preciso ver a forma de um chapéu que parece mesmo uma imensa cobra que engoliu um elefante! O que dizer do personagem principal? Um menino com boné vermelho, um lobo que causa medo, uma senhorinha… Será que vocês conseguem se lembrar de uma ou outra história secular que traz elementos muito parecidos com esses?