Todos os dias são cheios de possibilidades para o brincar. Mas os sábados, Ah!, esses sim são dias especiais para Matilda: um universo de possibilidades para a imaginação. E nesse não seria diferente, quando ela acorda a sua pequena irmã Clemi, pois "hoje é sábado o dia inteiro"! Nada de aulas, tarefas, obrigações de casa, além de comer, correr e se divertir. Planos para um lindo sábado de sol, isso não faltava. Elas levantam, tomam café, e pela grande janela de vidro da sala dão uma espiadinha. Lá fora, CHUVA!
Para alguns a chuva pode ser um empecilho, muitos iriam encontrar maneiras de se divertir dentro de casa, mas para Matilda não. Chuva é divertida. Você só precisa se vestir adequadamente. Assim, as duas irmãs, cada uma com seu ritmo, com seu olhar para o espaço, para o clima, compartilham brincadeiras e fazem muitas descobertas que surgem ali, no quintal, na chuva, em meio à natureza, na invenção do brincar livre.
Nessa história em quadrinhos com pinceladas de aquarela e gotas de chuva, o artista argentino Ricardo Liniers traz, como faz em toda sua obra, experiências do seu cotidiano. Personagens, histórias, emoções e afetos reais, que transcendem a realidade, e com lápis, cores e palavras são transformados numa explosão de singelas experiências literárias.