Com forte estrondo, um grande galho
Partiu-se no velho carvalho,
Efeito do aflito
Obeso mosquito
Que se aboletou nesse galho!
Com bastante humor e desobedecendo às noções clássicas de peso, medida, força e as consequências naturais, um mosquito obeso quebra o galho de um carvalho; uma madame cria um tsunami, uma baleia jubarte vai parar em Marte; uma loucura de acontecimentos provocados pela Lei da Poesia! É desses nonsense absurdos que se trata os poemas de Limeriques de causas e efeitos.
Tatiana Belinky, uma das grandes mulheres da literatura brasileira, brinca com o princípio de que “não há efeito sem causa, e nem há causa sem efeito”, cria divertidos limeriques, poemas curtinhos de origem irlandesa, que se popularizaram no Brasil. Um clássico da literatura infantil, curtos, com apenas uma estrofe e com muito ritmo e graça.
Para ampliar o efeito humorístico, o ilustrador Andrés Sandoval criou o seu próprio laboratório repleto de engenhocas, dando vida e contemporaneidade às causas e efeitos de cada poema. Trabalhando sempre com tons de verde e preto, as ilustrações, em página dupla, transmitem leveza e movimento a cada poema, com direito a um making off nas suas páginas finais.