Este gostoso e divertido numerário, escrito e ilustrado por Graça Lima, traz ilustrações fofas e delicadas que vão conquistar crianças e adultos. Inspirado na conhecida lengalenga cantada dos Cinco Patinhos, que fala sobre um passeio com a mamãe pata que não terminou nada bem, essa história começa apresentando nove bicudinhos em engraçadas situações que os bebês vão adorar.
Ao passar das páginas, é inevitável não tentar adivinhar o que acontecerá com base na rima entre as palavras e também naquilo que nós, adultos, já conhecemos. Essa brincadeira, por si apenas, é uma boa oportunidade para abandonar os achismos e se deixar surpreender junto com as crianças com o destino das pequenas aves.
O final do livro guarda duas surpresas. Se a contagem decrescente começa com nove patinhos na água, enquanto o título da obra fala que são dez, onde estaria o último filhote? Será que você consegue adivinhar? Por fim, embutido na contracapa detrás, você encontrará um divertido jogo para a família. Basta um dado e algumas bolinhas de papel colorido para cada um se tornar um patinho e viver uma grande aventura.