Quando Daniel se juntou aos amigos da escola para uma viagem de estudos na Ilha da Baleia, nem imaginava o que estava por vir. Durante uma partida de futebol, esporte favorito do menino, ele escorregou em uma poça de lama, tomou um baita tombo e caiu sobre um pequeno espinho, que deu uma espetadela em suas costas.
A partir dali, se iniciou uma terrível e grandiosa batalha dentro de seu corpo! Tudo isso porque Cocus, uma bactéria que vivia com seus parentes na pele de Daniel, apenas esperando uma oportunidade para deixar sua marca no mundo, entrou pelo furinho feito pelo espinho e se multiplicou, multiplicou e multiplicou, provocando uma terrível infecção!
Que o livro de Flavio Alterthum é uma aula de ciências você já deve ter adivinhado, certo? Mas o que você ainda não sabe é que essa história também é muito surpreendente, engraçada, empolgante e divertida! As ilustrações de Fernando Vilela transformam bactérias comuns em vilões cheios de ousadia, e as células de defesa do nosso corpo nos mais destemidos heróis, capazes de grandes esforços e sacrifícios para nos proteger.
Uma obra que vai despertar o interesse das crianças pelo funcionamento do nosso organismo — ou para incentivar ainda mais o encantamento daqueles que já se apaixonaram pela ciência.