Daniel se juntou aos amigos da escola para uma viagem de estudos na Ilha da Baleia, contudo nem imaginava o que estava por vir. Durante a partida de futebol, ele escorregou em uma poça de lama, tomou um baita tombo e caiu sobre um pequeno espinho... A partir daí, teve início uma terrível e grandiosa batalha biológica dentro de seu corpo! Tudo isso porque uma bactéria Staphylococcus aureus, redondinha e faminta, entrou pelo furinho e se multiplicou, multiplicou e multiplicou, provocando uma terrível infecção!
Que o livro de Flavio Alterthum é uma aula de ciências você já deve ter adivinhado, certo? O discurso informativo aqui encontra suporte na narrativa e as ilustrações de Fernando Vilela transformam bactérias comuns em vilões cheios de ousadia; e as células de defesa do nosso corpo nos mais destemidos heróis, capazes de grandes esforços e sacrifícios para nos proteger.
Trata-se também de um conto admonitório ou advertência que vai despertar o interesse das crianças pelo funcionamento do nosso organismo — ou ainda incentivar o encantamento daqueles que já se apaixonaram pela ciência.