Mariazinha era ainda bem pequena quando foi separada de sua mãe. Quem arranjou a separação foi a comadre da mãe, que queria a menina para si. Mas não pense que ela queria oferecer melhores condições de vida e estudo para a pequena, visto que era rica e poderia fazer isso. Seu desejo mesmo era que a menina fizesse as tarefas de sua casa sem esperar nada em troca.
Assim, a comadre deu um jeito de se livrar da mãe de Mariazinha durante um banho de rio. Mas o que ela não sabia (que é o que todo mundo sabe, mas muita gente esquece) é que amor materno é força poderosa. Então, a mãe de Mariazinha encontra maneiras mágicas de permanecer perto da filha, protegendo-a e livrando-a dos perigos.
Embora o enredo traga elementos de fantasia, como as formas assumidas pela mãe de Mariazinha, a história criada por Mafuane Oliveira, com ilustrações de Taisa Borges, fala de uma realidade que pode ser encontrada diariamente em todos os cantos do nosso país: crianças e adolescentes que deveriam estar estudando e brincando, mas estão em situações de trabalho análogo à escravidão.
Com uma abordagem que nos envolve na emoção da leitura já nas primeiras palavras, ao mesmo tempo em que nos conduz rumo a reflexões importantes sobre os diferentes tipos de infância no Brasil, este livro é tanto um presente quanto um desafio para todos que desejam promover mudanças reais no nosso país.