Imagine uma casa com muitos animais e que cada um entra em cena para dar oi ao leitor e vai ficando por ali mesmo... Essa é a estrutura do livro Cadê o Pintinho?, uma adaptação muito divertida.
Tudo começa com a apresentação do pequenino e simpático Pintinho que aos poucos vai se apertando e espremendo com a entrada dos outros animais que são grandes, bem maiores que ele: o galo e a galinha, o gato e a gatinha, o cachorro, a vaquinha, o bode, o porco e o peru.
Dispostos de forma dual, texto e imagem, de um lado da página conhecemos o ilustre morador e na outra ele se junta aos demais, sempre repetindo, verbal e visualmente, todos na ordem de sua chegada.
Márcia Leite, a partir de suas memórias afetivas de infância e de maternidade, e em parceria com Anita Prades, transforma uma cantiga popular em um livro muito especial que proporciona um sublime prazer na escuta e na leitura, sejam grandes ou pequenos os leitores.
O projeto gráfico e as ilustrações coloridas de Anita Prades reservam a surpresa e a brincadeira desta obra. Revelam como vai ficando difícil acomodar o texto e todos os moradores da casa em uma única página, assim como as expressões dos animais que passam pela alegria ao entrar, até o “sufoco” sendo amontoados em uma louca pirâmide animal.
A escolha da cor marrom, e sua paleta para ser destacada no livro, nos remetem à simplicidade, à terra, ligando lindamente a cantiga que serviu de base para o livro a essa nova forma de representá-la.
Será que você está pronto para repetir essa cantiga sem errar? Pegue seu livro e venha descobrir cadê o pintinho.