Ler e desejar entrar nas histórias é praticamente a mesma coisa para muitas crianças ou leitores de qualquer idade. Pois bem, a aventura se inicia quando três irmãos em escadinha, tal como Wendy, João e Miguel, pedem aos pais a permissão para irem para a Terra do Nunca. A resposta é não, porque está na hora de dormir...
No entanto, o escritor e ilustrador Jean-Claude Alphen vai brincar exatamente nessa brecha de ser ou não serem os mesmos personagens da clássica trama de James M. Barrie. Desta maneira, os antigos personagens tornam-se leitores do livro de Peter Pan e escapam todos para Terra do Nunca através da janela da leitura.
Os três irmãos logo se deparam com o Capitão Gancho, contando a ele que sempre fora descrito como um sujeito horroroso. O pirata quase dorme com essa visão enfadonha sobre sua figura, os antigos textos não dizem a verdade... De supetão, o próprio Peter Pan aparece para acordar o pirata de seus delírios e fazer Wendy ler a história como o mundo todo bem conhece.
Após ouvir um longo resumo do enredo original, o Capitão propõe-se a comentar os fatos e consertar o final. Ele se diz um verdadeiro cavalheiro, bem mais educado do que o pirralho que voa. Também nunca teve mãe, nunca ouviu histórias antes de dormir, nem jamais se esqueceria de convidar o crocodilo comilão para o jantar! Será que confessando ou inventando esses argumentos o velho pirata seria finalmente convidado para viajar a Londres e conviver com novos amigos sempre que desejasse?