Era uma vez um Rei e uma Rainha muito ricos, mas muito infelizes porque não tinham filhos. Até que um dia a Rainha recebe a visita do Senhor Rã - que ninguém sabe de onde veio e ninguém sabe para onde foi - que profetizou e realizou o seu maior desejo.
Não demorou muito para chegar a primavera, e com ela, o nascimento da pequena Rosa Silvestre. Como era de costume naquele tempo, todas as fadas do reino foram convidadas para o batismo da princesa. Ops, todas não - quase todas! A 13ª fada, que vivia há pelo menos cinquenta anos isolada com seu gato preto em uma torre em ruínas, foi esquecida.
A fúria da fada lançou sobre a princesa um terrível fardo, já bem conhecido dos leitores nesta clássica história que atravessa gerações. Assim, o rei reuniu magos de todos os reinos em busca do mais sábio e venerável, e fez de tudo para evitar a terrível profecia.
A versão do autor inglês Charles Seddon Evans apresenta uma linguagem sofisticada e poética, com pequenos toques de humor e detalhes preciosos. As imagens em preto e branco do criativo e famoso ilustrador inglês Arthur Rackham são delicadas e, ao mesmo tempo, carregadas de dramaticidade. É como se saltassem das páginas, se movimentassem, lembrando um jogo de sombra e luz, realçando contornos e silhuetas. Uma edição primorosa para leitores grandes e pequenos.