Algum dia você já sentiu tanta fome que poderia comer tudo o que encontrasse na geladeira? Bem, a lagarta, personagem desta história, já é assim desde que nasceu de um pequeno ovo em uma folha descansando à luz da lua. Sempre está com fome, come tudo o que vê na sua frente, uma maçã, duas peras, três ameixas, quatro morangos, cinco laranjas, até fazer um verdadeiro banquete com várias guloseimas. Tanta comilança deu uma grande dor de barriga, e precisou de uma saborosa folha verde, para ajudar a digerir tudo isso. A gorducha lagarta decidiu, então, descansar construindo uma casa ao seu redor, um casulo, e lá ficou. Pouco tempo depois, abriu um buraco, fez força para sair e... agora era uma linda e fabulosa borboleta!
Nesta clássica história da literatura infantil do artista e designer Eric Carle, lançada originalmente em 1969 e traduzida para mais de 45 idiomas, acompanhamos de forma divertida o processo mágico de transformação de uma lagarta em borboleta. Um ciclo de vida que acontece em quatro fases.
A repetição no texto, o colorido de suas páginas e as ilustrações trabalhadas em forma de colagens e o rastro dos furinhos causados por toda a comilança de nossa personagem provocam uma divertida interação com os leitores e trazem muita informação: os dias da semana, o nome das frutas e os números.