Seleções > Tapajós

TAPAJÓS

Texto: Fernando Vilela

Ilustração: Fernando Vilela

Editora: Brinque-book
Assim que começa o período de chuva, uma vila inteira se muda para a floresta. Mas algo é esquecido para trás... Os irmãos Cauã e Inaê vivem então uma aventura às margens do rio Tapajós.
SINOPSE
Foto do resenhista Giulia Batelli
por Giulia Batelli

Cauã e Inaê estão na escola, quando alguém anuncia que a chuva está chegando: é tempo de inverno e eles logo terão de se mudar da casa de palafitas para a floresta. Os pais já colocaram os pertences no barco. No novo local, o grupo se divide para realizar as tarefas. Os homens constroem a casa com madeiras, enquanto as mulheres preparam a refeição. Logo depois, elas juntam palha para construir o telhado. Enquanto isso, Inaê sente falta de seu animal de estimação, o jabuti Titi que não veio na mudança. A menina decide buscá-lo com o irmão. Para isso, eles vão enfrentar muitos desafios.

Narrada por Cauã, a história se passa em uma região caracterizada por duas estações ao ano: o inverno, quando chove muito, e o verão, período de seca. Esses dois climas interferem no nível da água e a população às margens do rio Tapajós tradicionalmente se muda de acordo com a estação. A história foi criada depois que o autor visitou a região. As ilustrações são um misto de xilogravura, desenho e colagem. Em algumas cenas, há balões de falas com imagens que representam o diálogo. Com a cheia, que eleva o rio a mais de cinco metros, deixando as construções submersas, a água espelha a paisagem da fauna e da flora amazônica.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8
Ano: 2015
País: Brasil
ISBN: 9788574124988
DIMENSÕES E ACABAMENTO
21.6 cm x 27.6 cm x 0.6 cm
Peso: 240 g
Páginas: 40
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Autoconhecimento e autocuidado, Conhecimento, Repertório Cultural, Trabalho e Projeto de Vida
TIPOS DE LEITURA
Para se divertir
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Livro informativo, Conto
ASSUNTOS
Diversidade, irmãos, Amor pelos animais, Jacaré e crocodilos, Diversidade cultural, Amazônia, Floresta Amazônica, Floresta, Escola, Estações do Ano, Moradia e habitação, População ribeirinha, Barcos, Chuva, Protagonismo infantil, Animal de estimação, Bicho de estimação, Palafita, Cobra, Jabuti, Verão, Inverno
SOBRE FERNANDO VILELA
Foto do autor Fernando Vilela
Artista plástico, ilustrador, autor, possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP, com obras expostas em importantes museus nacionais e internacionais. Na literatura, é escritor e ilustrador com livros publicados em oito países, sendo seu trabalho mais reconhecido Lampião e Lancelot (2007), com o qual ganhou três prêmios Jabutis e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award.
leia mais...
Cartão MasterCard
Cartão Visa
Cartão Amex
Cartão Diners
Cartão Elo
Cartão Hipercard
Selo de segurança da Cloudflare

Clube de Leitura Quindim

Al. dos Maracatins, 548 - Cj. 04 | Moema

04089-001 | São Paulo-SP

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.49