Seleções > Andreia Baleia

ANDREIA BALEIA

Texto: Davide Cali

Ilustração: Sonja Bougaeva

Tradutores: Noelly Russo

Editora: Livros da Raposa Vermelha
As aulas de natação causam mal-estar em Andreia, até ela dar novos sentidos ao seu corpo. O livro é um mergulho na autoestima das crianças.
SINOPSE
Foto do resenhista Dauana Vale
por Dauana Vale

Às quartas-feiras, Andreia caminha cabisbaixa para a aula de natação. Mais uma vez ouve os gritos das colegas: “Andreia é uma baleia!”, só porque provoca uma grande onda quando mergulha na piscina. A protagonista se sente pesada demais para esse esporte e acha que não nada bem. Mas, ao conversar com seu professor, amplia seu olhar diante das formas e dos pesos das coisas. Então, Andreia experimenta pensar diferente diante das situações perigosas ou embaraçosas, como diz seu professor, “somos o que pensamos ser”.

É bonito acompanhar a desconstrução do que o olhar do outro provoca em Andreia. Na história, a menina faz uma torção (sabe-se que não é uma mágica, exige muito trabalho subjetivo) e se reinventa. Metaforicamente, mergulha em si para responder às demandas do mundo externo. Seu corpo deixa de ser pesado demais para um corpo que realiza feitos extraordinários. E pensar que é tudo coisa da mente! Como as crianças ganham ao se alimentarem de autoestima e confiança.

A parceria entre o texto escrito por Davide Cali e as imagens propostas por Sonja Bougaeva resulta num livro ilustrado rico em minúcias e convidativo às releituras. As expressões faciais da personagem ao longo da narrativa são um plus, que tal observá-las com atenção?

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2019
País: França
ISBN: 9788566594072
DIMENSÕES E ACABAMENTO
22 cm x 28 cm x 0.5 cm
Peso: 200 g
Páginas: 32
COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação
TIPOS DE LEITURA
Para refletir, Para se emocionar, Para conversar sobre temas difíceis
GÊNEROS
Álbum ilustrado, Conto, Realismo cotidiano
ASSUNTOS
Desenvolvimento emocional, Diversidade, Empatia, Solidão, Corpo, Consciência corporal, Coragem, Superação, Ponto de vista, Autoestima, Individualidade, Beleza, Professor, Aparência, Bullying, Assédio moral, Gordofobia
SOBRE DAVIDE CALI
Foto do autor Davide Cali
O premiado escritor e ilustrador, iniciou seu curso entre palavras e imagens logo na juventude, quando aos vinte e dois anos colaborou com a revista italiana Linus. Tão logo estreou como contador de histórias para a infância, publicando uma série de livros, quase todos sob a tutela da editora francesa Sarbacane.
leia mais...
SOBRE SONJA BOUGAEVA
Foto do autor Sonja Bougaeva
Artista russa, já trabalhou como cartunista, mas se especializou em Ilustração de livros infantis na Academia de Artes de Hamburgo (Alemanha), onde vive atualmente.
leia mais...

CLUBE DE LEITURA QUINDIM

CNPJ 21.796.019/0001-66
atendimento@quindim.com.br
(11) 4563-6701

Site protegido por reCAPTCHA Enterprise e Google, de acordo com as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço.
2022© Clube de Leitura Quindim - Marca registrada e todos os direitos reservados - versão 3.5.35