Capa Por que os gatos não usam chapéu

Por que os gatos não usam chapéu

Nesta fábula, o leitor é levado a pensar sobre objetos necessários e aqueles supérfluos. E sobre o apelo do consumismo e as consequências de querer possuir sempre mais coisas.

Resenha literária

Tudo começa com uma pequena mudança: se um gato resolvesse usar um chapéu tropeçaria em tudo, afinal, não conseguiria ver o que está à sua frente. Mas persistindo na ideia e continuando a usar esse bendito chapéu, ele precisaria ir além e agregar um novo acessório: um par de óculos para ajudá-lo a não tropeçar em tudo que lhe aparecer. Mas aí faltaria outra coisinha para complementar o visual com o chapéu e os óculos: que tal uma caixa para guardá-los e protegê-los de quedas? E então depois da caixinha viria outra coisa, e mais uma, e mais uma... E assim, o gato continuará sendo “só” um gato?

Uma divertida história sobre a nossa relação com os bens de consumo, que nos faz refletir: afinal, o que é realmente necessário, e o que é de fato acessório? No que essas pequenas mudanças podem alterar a nossa própria natureza (ali representadas como a natureza do gato) enquanto seres humanos? Devemos privilegiar o ter ou o ser? Com uma narrativa leve e muito questionadora, o livro fará o leitor pensar sobre o que é supérfluo, o que é essencial ao seu viver e as consequências em cadeia das escolhas.

A sequência de ilustrações mostra o gato deixando de pouco em pouco a sua natureza a cada incremento, assumindo características cada vez mais humanas, não apenas nas feições, mas também nos sentimentos de querer sempre mais... Será um caminho sem volta? A decisão final fica com o leitor.

Sobre Victoria Pérez Escrivá

Victoria nasceu em Valência, na Espanha. É autora e ilustradora de livros infantis, com formação em Pedagogia Musical pelo Real Conservatório de Música de Madrid, obtendo estudos posteriores em Análise e Criação Literária.

Trabalhou como roteirista em séries televisivas na Espanha. Como autora de livros infantis, recebeu vários reconhecimentos por seu trabalho, como o Prêmio Kiriko, Menções Especiais na lista White Ravens, ter sido finalista no Prêmio Barco a Vapor (Edições SM/Espanha), Distinção da IBBY, entre outros.

Ver mais

Sobre Ester García Cortes

Nascida em 1984 em Cáceres, na Espanha, a ilustradora é formada em Belas-Artes pela Universidade de Salamanca com estudos em design pela CICE - Escuela Profesional de Nuevas Tecnologías (Madrid).

Já foi selecionada para diversas mostras internacionais, como a 30ª Edición de la Mostra Internazionale d ' lllustrazione de Sàrmede (Itália), a IV Edición del Catálogo Iberoamericano de Ilustración (México), Bienal de Ilustrarte (Portugal) e The Golden Pinwheel Young Illustrators Competition da Feira do Livro Infantil de Shanghai (China).

Ver mais

Sobre Thais de Mattos Albieri

Thaís de Mattos Albieri é formada em Letras, com mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Sua tese de doutorado abordou o tema "São Paulo - Buenos Aires: a trajetória de Monteiro Lobato na Argentina". Trabalhou como tradutora e redatora na Revista Emília, com experiência também na Editora FTD.

Ver mais

Informações técnicas

ISBN: 9788566344233

EAN: 9788566344233

Páginas: 32

Dimensões e acabamento

0.3 × 21.5 × 30 cm

Peso: 190 g

Acabamento: Grampeado

Competências gerais BNCC

Tipos de leitura

Gêneros

Assuntos

Ah, que pena!

Este título está esgotado